Autor(es):
Marchão, Joaquina Maria Olivença Andrade Lemos
Data: 2012
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Cloud computing; Cloud services; Virtualization; Serviços em cloud; Paas; SaaS; IaaS; Virtualização de desktops
Descrição
Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação Organizacionais O conceito de Cloud Computing tem evoluído na vertente de modelos de serviços
baseados numa pool de recursos tecnológicos. Estão disponíveis por subscrição através da
internet. Utiliza-se a tecnologia de virtualização para otimização dos recursos, os quais são
partilhados por todos os clientes, num formato de self-service. Desta característica resulta
um comportamento elástico e escalável dos recursos. A gestão do serviço disponibilizado
efetua-se em função do acordo de níveis de serviço estabelecido entre cliente e o
fornecedor de Cloud.
Procurámos analisar a viabilidade da adoção deste conceito na ANA, Aeroportos
através de duas perspectivas: utilização de serviços de gestão e arquivo do correio
eletrónico em infraestrutura do fornecedor (Public Cloud), e virtualização de ambiente de
trabalho desktop em servidores de Datacenter interno (Private Cloud).
Recorremos à metodologia exploratória e descritiva através de revisão de literatura,
observação direta, reuniões internas informais e contactos com fornecedores.
Constatou-se que cada fornecedor adequa os modelos de negócio à sua especialidade,
originando um mercado muito heterogéneo e de difícil análise comparativa dos serviços
oferecidos.
Para serviços de gestão e armazenamento de correio electrónico, os serviços em
Cloud do fornecedor proporcionam: maior controlo dos custos, gestão mais eficiente e
mais capacidade disponível para armazenamento da informação. Para os ambientes de
trabalho, defendem-se soluções centralizadas de virtualização de desktops em servidores
internos de Datacenter que possibilitem aceder ao ambiente de trabalho a partir de um
qualquer computador disponível no interior da organização.
Este é um tema transfronteiriço, imaturo e em rápida evolução, colocando desafios a
vários níveis. No aspeto tecnológico os desafios relacionam-se essencialmente com a
interoperacionalidade de soluções dos diferentes fornecedores e a largura de banda
disponível para comunicações. Normalização a nível regulatório é outro importante
desafio. As principais conclusões apontam para a realização de protótipos que avaliem no
terreno a viabilidade das soluções propostas. No aspeto contratual a ressalva vai para o
cuidado na escolha do fornecedor e na contratualização de níveis de serviços adequados. The concept of cloud computing is related to service models. Those services are
based on a pool of technological resources and they are available by subscription over the
internet. The resources are optimized through virtualization technology and shared by all
customers in a self-service format. This feature results in a scalable and elastic behavior
on resources. The service provided is managed in order to meet the service level
agreement established between client and the cloud provider.
We tried to analyze the feasibility of adoption of this concept in ANA airports
through two perspectives: email archiving services in the provider’s infrastructure (Public
Cloud), and virtualization desktop managed in internal servers located in the enterprise’s
Datacenter (Private Cloud). We use exploratory and descriptive methodology, with
literature review, direct observation, internal meetings and informal contacts with
providers.
We found a market very heterogeneous. Each provider makes business models suited
to their specialty. It was difficult to compare services offered.
The email archiving services in a Cloud provider gives a greater control of costs,
more efficiency and more space for archiving. For desktops, hosted desktop virtualization
solutions in the enterprise datacenter were the choice, allowing access to the desktop
environment from any computer available within the organization.
Cloud Computing is a global paradigm, without boundary, immature and in quick
development, presenting challenges at various levels. In the technological aspect
challenges are related to the interoperability of solutions from different providers and an
available bandwidth for communications. Standardization at the regulatory is another
important challenge. The conclusions lead to the realization of prototypes to assess in the
field the feasibility of proposed solutions. In the contractual aspect the focus goes to the
careful choice of the provider and the contract of appropriate service levels.