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Empreendedorismo e atitude inovadora nas empresas: estudos de caso aplicados à ...

Autor(es): Fernandes, Juliana Carina Camilo cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Empreendedorismo; Inovação; Hotelaria; Estudos de caso; Entrepreneurship; Innovation; Hospitality services; Case study


Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais Tendo em conta a envolvente socio-económica atual e o seu impacto sobre as empresas, estas tentam focar-se em formas de garantir a sua “sobrevivência”. A turbulência dos mercados e a forte concorrência impõe a necessidade de inovar para sobreviver. Nesse âmbito, o que se pretende com o estudo deste tema, de forma sintetizada, é o processo empreendedor e de inovação das empresas do ramo hoteleiro. É também objetivo deste estudo avaliar a perspetiva do empreendedor acerca destes conceitos, bem como as suas motivações para inovar. Para concretizar os objetivos deste estudo, a parte empírica utiliza a metodologia do estudo de caso para estudar o setor hoteleiro. Na base desse estudo está o modelo desenvolvido por Timmons (1994) – New Venture Creation, que apresenta o que o autor considera ser as “forças motoras” do empreendedorismo (Pessoas, Inovação e Recursos). Pretende-se com o presente estudo, dar alguns contributos consistentes à discussão sobre o tema, no sentido de se perceber o fenómeno da inovação e empreendedorismo nas empresas do setor hoteleiro. As principais conclusões desta investigação focam-se na validação das dimensões estudadas. A procura e identificação de oportunidades, as pessoas e os recursos relacionam-se entre si, estabelecendo um equilíbrio que influencia positivamente a atividade empreendedora das empresas da hotelaria estudadas. Given the current socio –economic and financial involvement and its impact on companies. Nowadays companies try to focus on ways to guarantee their “survival” in the market. The market turbulence and the strong competition determine an entrepreneurship and innovation approach. The aim of the study is to understand the innovation and entrepreneurial activity to hospitality companies. It is also a goal of this study to evaluate the entrepreneur’s perspective of these concepts, as their motivations to innovate. To achieve the objectives of this study, the empirical part uses a case study methodology to study the hospitality industry. The case study research is supported in the theoretical part of this work, by the model developed by Timmons (1994) - New Venture Creation, which presents the "driving forces" of entrepreneurship (People, Innovation and Resources). In the present study undertaken, the intent is to give some solid contributions to literature on this subject, in order to understand the innovation and entrepreneurship phenomenon in companies, in hospitality companies. The main conclusions of this research focus on the validation of the studied dimensions. The search and identification of opportunities, people and resources are relate to each other, establishing a balance that positively influences entrepreneurial activity in the hospitality companies.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carvalho, Luísa Margarida Cagica
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