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Identidade e alteridade: a literatura infantil como oportunidade de abordagem a...

Autor(es): Ferreira, Ana Filipa Mendes cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): educação pré-escolar; literatura infantil; valores


Descrição
A nossa sociedade vem enfrentando com alguma dificuldade a emergência dos paradigmas sociais, económicos e culturais perante os quais a globalização nos colocou. Ao longo deste processo tão complexo, os valores que geriam a nossa forma de ser e de viver, connosco próprios, com os outros e com a sociedade, perderam a sua nitidez, o que gerou uma dificuldade crescente em percebermos como orientar as nossas condutas. Perante este perigoso panorama, urge a necessidade de as nossas escolas assumirem a sua responsabilidade fundamental de formar cidadãos esclarecidos, ativos e responsáveis. É essencial que, desde o Jardim de Infância, as crianças sejam incentivadas a refletir sobre os seus modos de agir, sobre si próprias, sobre o outro, sobre as relações que se estabelecem entre os dois. Só um ambiente rico em experiências que coloquem a criança perante a dúvida e a necessidade de refletir, mas que a ajudem simultaneamente a encontrar uma resposta (em que a liberdade necessária seja, no entanto, sempre assegurada), pode conduzir a um desenvolvimento pleno, em que a identidade e a alteridade se formem com clareza e harmonia, assegurando ao indivíduo a integridade necessária para viver numa sociedade que o coloca permanentemente perante a mudança, perante a novidade, e tantas vezes, e cada vez mais, perante a dificuldade. Particularmente no Jardim de Infância, a Literatura Infantil assume-se, pela sua riqueza estética e literária, mas também pela relação tão singular e tão estreita que se forma entre a criança e o livro, como um meio de excelência para a abordagem e a reflexão sobre os valores.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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