Document details

A transversalidade da literatura infantil em contexto pré-escolar

Author(s): Martins, Lúcia cv logo 1 ; Mendes, Teresa cv logo 2

Date: 2012

Origin: Repositório Comum

Subject(s): literatura infantil; educação pré-escolar


Description
A presente comunicação, que sistematiza alguns dos aspetos mais significativos de um projeto de investigação-ação desenvolvido no ano letivo de 2010-2011 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESEP, visa problematizar o lugar da Literatura Infantil em contexto pré-escolar, numa perspetiva de transversalidade e em estreita articulação com as áreas e os domínios previstos nos documentos de referência para a Educação Pré-Escolar. É nosso propósito demonstrar que, apesar de a Literatura Infantil se instituir prioritariamente como um território de deslumbramento e de fruição estética, onde palavra e a imagem se interpenetram através de um processo intersemiótico de inegável relevância na formação do leitor competente e crítico, é possível ao educador socorrer-se deste subsistema com objetivos pedagógicos, estabelecendo pontes entre as Áreas da Formação Pessoal e Social, de Expressão e de Comunicação e do Conhecimento do Mundo e ainda entre os vários domínios previstos nos documentos orientadores da prática do educador, promovendo aprendizagens significativas e integradoras numa perspetiva transversal do currículo.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU