Autor(es):
Dominguinhos, Pedro
; Pereira, Raquel
; Silveira, Rogério
Data: 2007
Origem: Repositório Comum
Assunto(s): Criação de empresas; Capital humano; Capital social; Empreendedorismo; New firms creation; Human capital; Social capital; Entrepreneurship; Creación de empresas
Descrição
Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de
criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de
incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade
e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser
pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das
qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos
analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento,
angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do
negócio. This paper discusses the influence of human and social capital of entrepreneurs on new ventures creation.
This work is based on 33 case studies of firms created in incubators, a method indicated for a longitudinal
analysis about the processes of opportunity framing and firm creation. The evidence collected in case studies support
the hypothesis that entrepreneurship can be understood as a collective phenomenon. Additionally, academic
qualifications as well as work experience are fundamental resources in entrepreneurial teams, reinforcing the relevance
of human capital. Social capital is also essential and is used by entrepreneurs for different purposes, such as
access to finance, to partners and workers, as well as to clients and credibility. Este articulo discute la influencia del capital humano y del capital social de los emprendedores en el proceso
de creación de empresas. El trabajo tiene como base los estudios de 33 casos de empresas creadas en el seno de
estructuras de incubación, en una metodología esencial para una análisis longitudinal de los procesos de creación de
la oportunidad y de la empresa. La evidencia de los estudios del caso, soporta la hipótesis que el emprendedorismo
puede ser pensado como un fenómeno colectivo, al mismo tiempo que fortalece la importancia del capital humano,
a través de las calificaciones académicas y de la experiencia profesional de las equipas emprendedoras. En su todo,
los casos analizados sugieren que las redes sociales tiene un papel relevante en el proceso emprendedor, ya sea en
la búsqueda de financiación, socios de negocio, clientes, proveedores, colaboradores o como fuente de credibilidad
para el negocio.