Author(s):
Ferreira, Paula Alexandra Esteves
Date: 2013
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Família
Description
A filosofia inclusiva tem encorajado muitos investigadores a darem o seu contributo, através de múltiplos estudos, para que esta seja realmente efetiva e para que as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais de carater permanente (NEEcp) tenham direito a um sistema educativo de qualidade, ao lado dos seus pares ditos “normais”.
Assim, surgiu este trabalho centrado no impacto das crianças com NEEcp no seio familiar. Este tema deve-se ao facto de se considerar que, só ouvindo as famílias destes alunos, é que se pode ter um verdadeiro conhecimento das suas necessidades e expectativas face à escola e à sociedade em geral.
Para se conhecer as implicações da presença de uma criança com NEEcp no núcleo familiar, começou-se por fazer uma revisão da literatura que consubstanciasse a compreensão do tema, seguindo-se um estudo quantitativo, com recurso a um questionário, cujo tratamento estatístico foi feito com recurso ao programa informático Statistical Package for the Social Sciences 1.0 (SPSS 20.0.).
A amostra deste estudo é constituída por 82 familiares de crianças com NEEcp, residentes na região de Viseu, sendo maioritariamente pais e mães.
Os dados apurados do estudo prático possibilitaram atingir os objetivos inicialmente delineados. Salienta-se que apenas o sexo, a idade da criança e o agregado familiar constituíram variáveis que influenciaram alguns dos itens da escala utilizada, aceitando-se as hipóteses formuladas para as mesmas.
Constatou-se que alguns sujeitos da amostra referiram que os professores lhes transmitem todas as informações necessárias, nomeadamente acerca do desenvolvimento de competências e acerca da avaliação e do comportamento da criança com NEEcp. Verificou-se que metade da amostra aludiu ter acesso a algum tipo de apoio e a outra metade referiu não ter acesso a qualquer tipo de apoio. Quanto ao futuro do filho, verificou-se que a maioria da amostra referiu que este será muito difícil, que é uma incógnita e que no futuro gostariam que o seu filho conseguisse satisfazer as suas necessidades básicas, fosse feliz e referiu a instituição como futuro. Quando questionados sobre os sentimentos em relação ao futuro do filho mais de metade dos sujeitos da amostra referiu sentimentos negativos, sentimentos de incerteza em relação ao futuro.