Detalhes do Documento

Promoção e mediação de poesia junto de crianças de pré-escolar

Autor(es): Ferreira, Carina Alexandra dos Reis cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Literatura infantil; Leitura; Promoção; Poesia; Criança de idade pré-escolar


Descrição
O presente trabalho procurou desenvolver a promoção e a mediação da leitura de poesia junto de um grupo de crianças do Ensino Pré-Escolar, assim como provocar a criação de poemas, feitos pelas próprias, contribuindo para a sua formação enquanto leitores, colocando-as em contacto com textos poéticos. Começámos por nos debruçar, em termos teóricos, sobre a revisão da literatura referente ao desenvolvimento do pensamento da criança, o processo de leitura e a criança enquanto leitor, a poesia feita para crianças e finalmente a criança e a leitura da poesia. As actividades de promoção e mediação da leitura efectuadas, contemplaram a leitura da poesia de três escritores portugueses: Matilde Rosa Araújo, Luísa Ducla Soares e Sidónio Muralha, seguida da realização de textos poéticos por parte das crianças. Este trabalho inseriu-se numa abordagem qualitativa, com base na observação direta, seguida da análise e interpretação das produções das crianças
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia