Author(s):
Nunes, Débora Marina da Silva
Date: 2012
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Necessidades educativas especiais; Integração escolar; Educadores de infância; Professor; Educação especial; Cooperação
Description
Os agentes educativos defensores de uma educação inclusiva acreditam que a criança com
necessidades educativas especiais, devem estar integradas em salas do ensino regular. No
entanto, estão conscientes que esta evidência encara novos desafios, os quais solicita uma
planificação e implementação cuidadosa.
A inclusão de crianças com NEE no pré-escolar do ensino regular, obrigou a uma
preparação prudente e a um trabalho de estreita cooperação, entre o educador da sala, o
docente de educação especial e outros agentes educativos, que formam uma equipa
multidisciplinar.
A escola inclusiva depara-se com um novo desafio e criam-se expectativas em torno da
criança com NEE. Vários autores refletiram sobre esta evidência revelando as mesmas
posições em relação ao sucesso da inclusão através da colaboração e cooperação destes
docentes. “ Nesta perspectiva, a filosofia inclusiva exige mudanças radicais no que diz
respeito ao papel do educador (…), passando estes a intervir mais diretamente com os
alunos com NEE, ao papel do professor de educação especial (…), que devem assumir
participações mais ativas nos processos de aprendizagem dos alunos.” (Correia, 2008:
p.50)
É nesta perspetiva que abordamos nesta dissertação o papel/funções do educador do ensino
regular e o docente da educação especial, o trabalho cooperativo entre estes agentes
educativos e compreender se esta cooperação surge como fator facilitador e contributivo
para a inclusão de crianças com NEE.
Entendemos que não pode existir ligação entre agentes educativos se não houver por base
uma boa cooperação que apoie e facilite o processo de inclusão, existindo fatores fulcrais,
tais como: motivação, empenho e flexibilidade.
Este projeto de investigação aborda o trabalho cooperativo entre os educadores do regular
e docentes da educação da educação especial e os contributos na inclusão de crianças com
necessidades educativas especiais.
iii
Definiu-se assim, no enquadramento teórico, uma abordagem à educação especial e
inclusiva e ao trabalho cooperativo.
Na segunda parte deste trabalho, a do enquadramento empírico, apresentou-se a
metodologia, os instrumentos utilizados na recolha dos dados (inquérito por questionário),
a caracterização do meio e da amostra (educadores de infância do regular e da educação
especial).
A última parte diz respeito à recolha, análise e interpretação dos dados e discussão dos
resultados.
Assim sendo, confirmou-se que o trabalho cooperativo entre estes agentes educativos
facilita a inclusão de crianças NEE nas classes regulares, bem como, proporciona o seu
bom desenvolvimento.