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Atitudes dos professores do ensino público face à síndrome alcoólica fetal, em ...

Autor(es): Costa, Neuza Maria Jesus da cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Alcoolismo; Toxicomania; Escola


Descrição
A presente investigação tem como tema principal a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O álcool ingerido pela mulher grávida espalha-se na corrente sanguínea e entra em contacto com o feto através da troca de nutrientes na placenta. Este ainda não tem os órgãos preparados para este tipo de acção nem mecanismos de defesa, portanto, a quantidade de álcool e a fase da gravidez podem contribuir para o aumento de risco de aparecimento da SAF. Esta caracteriza-se pela manifestação de irregularidades neonatais singulares de desenvolvimento, intelectuais e corporais associados ao consumo de álcool pela mãe durante a gravidez. Vários autores estudaram este assunto em variadas vertentes, chegando a diversificadas conclusões. O principal objectivo deste trabalho é analisar o conhecimento que os professores têm sobre a problemática da SAF, desde características físicas, cognitivas e sociais, passando por estratégias de intervenção e condições de apoio nas escolas a esta situação; analisar as atitudes dos professores do ensino público relativamente à SAF e verificar de que forma as mesmas variam em função da idade e do tempo de serviço em Educação Especial. Os resultados permitem verificar que o conhecimento dos professores com idade igual ou inferior a 30 anos é mais alargado quando comparado com o dos professores mais velhos. Da mesma forma as atitudes variam em função da idade e do tempo de serviço em EE. Os professores mais novos e os que têm experiência na EE revelam atitudes mais conscienciosas da problemática apresentada. Concluímos que é imperativa a aposta na formação dos profissionais da educação, por forma a potenciar as suas estratégias e metodologias com vista a intervir objectivamente e com resultados positivos junto dos alunos com SAF.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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