Detalhes do Documento

Comunicação alternativa e aumentativa na multideficiência

Autor(es): Pinheiro, Vasco Fernando Castilho cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Necessidades educativas especiais; Comunicação alternativa; Integração escolar; Educação especial


Descrição
A escola de inclusão é facilitadora de oportunidades adequadas às capacidades e necessidades de cada aluno. A declaração de Salamanca, datada de 1994, tem como princípio orientador a possibilidade/necessidade de as escolas receberem qualquer criança, independentemente da sua condição física, social, emocional ou intelectual. É sabido que grande parte dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) apresentam graves distúrbios ao nível da comunicação oral, dificultando tanto a interação com os seus pares e professores, como o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão. Nesse sentido, quem pesquisa está preocupado em encontrar e analisar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com o objetivo de possibilitar aos alunos com este tipo de distúrbios e com multideficiência, a inclusão social e escolar. Neste estudo de caso têm-se como objetivos, a melhorar as competências comunicativas com a introdução da Comunicação Aumentativa e Alternativa e, verificar se a introdução do programa melhorou os níveis comunicativos de determinado aluno. Através da implementação e, adequando os diferentes recursos comunicativos, as atividades irão ser realizadas com os vários técnicos da escola; professora especializada, professora de apoio educativo, terapeuta da fala e em casa com a família. Será importante no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na escola. A proposta apresentada assume-se como um documento orientador para um curso de formação especializada, que vise qualificar para o exercício de funções de apoio, de acompanhamento e de integração sócio-educativa de indivíduos com necessidades educativas especiais.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia