Detalhes do Documento

A perspetiva dos professores de educação especial sobre a importância da expres...

Autor(es): Andrade, Sandra Marisa Tavares da Rocha cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Integração escolar; Síndrome de Asperger; Expressão dramática; Comunicação; Educação especial


Descrição
Os princípios pelos quais a escola inclusiva se rege defendem que os alunos não devem apenas estar juntos, mas acima de tudo, devem aprender juntos, de forma a perceberem que a escola é de todos e para todos, ainda que dentro das suas diferenças. Terá o professor capacidades, conhecimentos e estratégias suficientes para abraçar este desafio? Numa tentativa de aprofundarmos o nosso conhecimento acerca da Perturbação de Asperger propomo-nos a desenvolver um trabalho que defina a doença, dentro do já então conhecido, e evidencie tanto as “fragilidades” como as “capacidades” dos portadores, carinhosamente apelidados de “Aspies”. Trata-se de uma tentativa de reunir os conhecimentos necessários para começar a entender a essência dos Asperger. Porque é que na opinião do psicólogo clínico Tony Attwood, especialista mundial nesta Perturbação, precisamos de pessoas com Asperger, sugerindo que estes indivíduos possam ser, de alguma forma, especiais e capazes de grandes feitos. Neste sentido, surge este estudo para tentar perceber a perspetiva dos professores de Educação Especial sobre a importância da Expressão Dramática como técnica psicopedagógica no desenvolvimento da comunicação da criança com Perturbação de Asperger. Pretendemos perceber a influência que a utilização desta técnica pode ter no desenvolvimento comunicacional da criança com Perturbação de Asperger, pois talvez seja relevante sugerir a elaboração de um programa de treino de competências comunicacionais que utilize a Expressão Dramática. A Expressão Dramática vai além do seu papel de ferramenta lúdica e de distração, daí a importância de se conhecer as vantagens da sua utilização nesta área e tentar perceber se pode contribuir ou não para o sucesso de uma criança com esta problemática.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia