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Bullying e peer status na escola

Autor(es): Sequeira, Paulo Jorge Ferreira Pinto cv logo 1

Data: 2009

Origem: Repositório Comum

Assunto(s): Violência nas escolas; Relações entre pares; Escola; Ensino básico 1º ciclo


Descrição
O presente trabalho propõe-se realizar, na sequência da Suficiência Investigadora que se debruçou genericamente sobre o tema do bullying (acoso escolar), uma análise exaustiva da associação entre a estrutura sócio-afectiva (peer status) em sala de aula e a incidência de bullying (acoso moral), em alunos do 4.º ano de escolaridade. Sustentar-se-á essa análise no marco teórico validado em sede de defesa da suficiência, devidamente actualizado e direccionado para a reflexão autoral sobre a dinâmica interaccional, o posicionamento na estrutura relacional constituída informalmente no contexto turma e as implicações destas duas dimensões na exposição a situações de intimidação ou vitimização. A vertente metodológica, que se socorrerá da amostra participante da investigação para a Suficiência investigadora, debruçar-se-á, pela análise de frequências, medidas de tendência central e dispersão e aplicação de testes estatísticos, sobre a identificação de associações entre as variáveis constantes do instrumento de investigação então aplicado e seleccionadas para o presente estudo, e o grupo de respondentes desdobrado por seu turno nos sub-grupos constituídos com base no modelo de construção da estrutura sócio-afectiva proposto – bullies, vítimas, preferidos e não preferidos. Finalmente, da discussão dos resultados analisados no capítulo anterior, comprovar-se-ão as hipóteses predefinidas e os resultados obtidos, finalizando-se a investigação com a descrição das principais conclusões retiradas, a identificação das limitações e a sugestão de áreas pertinentes para futura exploração.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
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