Author(s):
Dutschke, Mariana Soares Barriga
Date: 2009
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Participação dos pais; Relação pais-professor; Relação escola-família; Papel da família
Description
Com este trabalho procuramos verificar quais as variáveis que condicionam a participação dos pais na vida escolar dos seus educandos, buscando, em seguida, identificar acções que possam ser desenvolvidas para promover uma
maior participação.
Para a obtenção dos dados começamos por realizar um estudo de caso onde é possível verificar, com detalhe, a realidade da escola, e turma, onde o nosso projecto de investigação é realizado. Pretendemos validar o enquadramento social e escolar e as actuais formas de participação dos pais na escola, referindo as mais e menos eficazes. De seguida, e para melhor entender as barreiras e motivações à participação, realizamos entrevistas pessoais com pais. Com base no estudo do caso, nas entrevistas e na análise de outros estudos identificados na bibliografia, realizamos um questionário, respondido pelos pais das crianças. Em simultâneo enviamos, semanalmente, tarefas de
fim-de-semana, que têm que ser realizadas em conjunto por pais e alunos, permitindo validar a motivação dos pais para participarem na educação escolar dos seus educandos.
Como resultado, são verificadas motivações dos pais para uma maior participação como a necessidade de serem estimulados, a importância das actividades realizadas fora da escola, a necessidade de adequar as acções à sua disponibilidade pessoal e profissional e, a realização de menos actividades mas de elevada relevância. É ainda disponibilizado um questionário valido e estatisticamente fiável que permite a sua utilização em futuros trabalhos de investigação sobre este tema.