Author(s):
Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dos
Date: 2008
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Relação pais-professor; Relação escola-família; Papel da família; Papel do professor; Formação inicial-Professor
Description
São objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem o
envolvimento parental das famílias de nível sócio-económico baixo na escola, e propor
estratégias de envolvimento parental junto das escolas e dos professores, especialmente
com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista minorar as dificuldades e os
insucessos que as crianças manifestam, e por consequência, evitar o abandono escolar.
De forma a avaliar as três das dimensões do envolvimento parental em escolas
portuguesas, designadamente, a comunicação entre a escola e a família, o envolvimento
da família em actividades na escola, e o envolvimento da família em actividades de
aprendizagem em casa, aplicaram-se dois questionários em duas versões distintas, uma
para pais e outra para professores, a uma amostra de 591 sujeitos resultante de uma
investigação longitudinal integrada, em escolas portuguesas do 1º ciclo.
A análise dos resultados permitiu identificar um grupo de 24 famílias de nível
sócio-económico baixo, que apresentava, ao contrário do que era esperado, um nível
alto de envolvimento parental na escola e em casa. Através da realização de entrevistas
a famílias deste grupo, procedeu-se à identificação de factores que estavam associados a
um alto envolvimento parental tendo-se apurado como significativos: i) o modelo de
proximidade que o professor estabelece com os pais, baseado num conhecimento real de
cada aluno e de cada família; ii) a partilha de informação e a forma como a
comunicação se processa, o que permite aos pais minimizarem os anseios, as
preocupações e dificuldades, bem como, uma participação mais activa na escola, face a
um maior apoio pedagógico; e, por último, iii) um acompanhamento mais efectivo das
actividades de aprendizagem em casa e nos tempos livres. Paralelamente, de salientar
que o bom aproveitamento escolar, associado a expectativas positivas que os pais têm
relativamente aos filhos, facilitou e promoveu o envolvimento parental.Foi igualmente possível confirmar que os pais, apesar de continuarem
interessados e envolvidos, sentiam que na transição para o 2º ciclo o afastamento
acontecia e que a partilha se tornava mais complicada. De facto, foi bem evidente a
referência a um número crescente de dificuldades, quer na comunicação com a escola e
o professor, quer na compreensão de certas áreas de ensino, decorrentes de uma
insuficiente formação académica.
Nestas circunstâncias, justifica-se na formação inicial dos educadores e dos
professores uma sensibilização e abordagem mais adequadas e vocacionadas para esta
temática (principalmente para os do 2º ciclo), dando especial atenção às áreas
comunicacionais e pedagógicas,encorajando-os na criação de estratégias criativas que forneçam às famílias condições de apoio em todo o processo educativo, com base nos seus interesses e empenho.