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Tomada de decisão na escolha do curso superior: estudo de caso dos cursos da ár...

Author(s): José, Ana Ercília Reis cv logo 1

Date: 2010

Origin: Repositório Comum

Subject(s): decisão de compra; cursos superior; análise de clusters; consumidor; investigação de marketing


Description
Este trabalho estuda a forma como os alunos de ensino superior escolheram entre as diferentes alternativas de percursos de formação superior na altura de candidatura ao ensino superior, tendo sido seleccionada uma amostra composta por alunos do 1º ano dos cursos de Ciências Empresariais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. É feita uma resenha bibliográfica dos conceitos associados ao processo de compra, especificamente, de compra complexa, analisando-se os contributos de alguns autores relativamente às teorias de decisão. Analisa-se a evolução do Ensino Superior em Portugal na última década e apresenta-se o Instituto politécnico de Portalegre e as suas unidades orgânicas. Através da Análise dos Resultados e considerando as variáveis identificativas e as principais motivações na selecção da ESTG e no curso frequentado, obteve-se a caracterização dos alunos. Conclui-se que os factores motivacionais mais fortes para a escolha da ESTG prendem-se com factores económico-geográficos e com factores ligados a empregabilidade dos cursos desta escola. Para a selecção do curso a frequentar, os motivos encontrados prendem-se com aconselhamento junto de grupos de referência, a oportunidade da saída profissional e a área de estudos dos alunos. Tomando por base as percepções dos alunos a respeito dos cursos da área de ciências empresariais, concluiu-se existir uma grande uniformização de atitudes e crenças a respeito dos três cursos analisados.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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