Author(s):
Salvada, José
Date: 2007
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Gestão da Manutenção; Sistemas de Armas; Manutenção Centrada na Fiabilidade; Desempenho; Disponibilidade; Organizações Aprendentes; Gestão do Conhecimento; Pensamento Sistémico; Organizações Adaptativas; Serviços Baseados no Desempenho
Description
As organizações com responsabilidades na manutenção de aeronaves são influenciadas
pela evolução temporal e conjetural de um conjunto diversificado de fatores, dos quais se
destacam a evolução tecnológica, os requisitos de treino, as competências técnicas dos
recursos humanos, a disponibilidade de mão de obra e de sobressalentes, as restrições
orçamentais e a fiabilidade dos sistemas.
Atualmente, os fabricantes dedicam uma atenção especial ao planeamento e à
maximização da eficiência da manutenção dos sistemas de armas durante a fase de
conceção, que contribui para o aumento da sua fiabilidade e consequentemente da
disponibilidade, ao menor custo e em condições de segurança, a designada Manutenção
Centrada na Fiabilidade. A otimização da aplicação desta filosofia com a introdução de
técnicas de monitorização e reengenharia de processos, requer investimentos significativos,
especialização e experiência alargada na manutenção dos sistemas. As dificuldades
sentidas para a sua implementação efetiva por parte dos operadores, surgiu assim como
uma oportunidade para a indústria, que começou a oferecer pacotes de serviços integrados,
focados na satisfação do cliente pelo nível de desempenho alcançado. É o caso do suporte
integrado do tipo FISS – Fully Integrated Support Services. Os fabricantes de aeronaves,
por seu lado, apercebendo-se desta necessidade do mercado e das vantagens decorrentes do
estabelecimento de ligações duradouras e mais lucrativas com os operadores, começaram
também a incluir com a venda das aeronaves a sua sustentação para todo o ciclo de vida.
O incremento de contratos baseados no desempenho, é uma tendência confirmada a
nível mundial, de acordo com os dados obtidos através de um inquérito por questionário.
As organizações sentem assim, a necessidade de adaptarem a sua estratégia e cultura ao
contexto interno e à oferta do ambiente externo: são as Organizações Adaptativas, que
aprendem e evoluem. Abstract: Organizations responsible for aircraft maintenance are influenced by changes in
various factors, such as technological evolution, training requirements, technical skills of
human resources, manpower and spare parts availability, budget constraints and system
reliability.
Manufacturers are currently paying special attention to the optimization of aircraft
maintainability at the design stage, which contributes to an increase in reliability, enabling
higher levels of availability, at a low cost and in safe conditions, known as Reliability
Centered Maintenance. Applying this philosophy through the introduction of monitoring
techniques and process re-engineering requires significant investments, specialization and
a vast experience of systems maintenance. The difficulties felt by the operators for
effective implementation of RCM, became an opportunity for the aftermarket industry,
which started offering integrated services packages, aimed at customer satisfaction and
high levels of performance. This is the case of the FISS package – Fully Integrated Support
Services. The aircraft manufacturers, on the other hand, realizing this market demand and
understanding the advantages of establishing long lasting and profitable relationships with
the operators, have also started offering fully integrated support for the whole life cycle of
the aircraft at the time of sale.
The increase of performance based contracts has become a worldwide tendency,
confirmed by a survey carried out. The organizations feel they need to adapt their strategy
and culture to the internal and external environment: they are Adaptive Organizations,
which learn and progress.