Author(s):
Ribeiro, José
Date: 2009
Origin: Repositório Comum
Subject(s): Desempenho de Funções; Competências; Modelo de Formação; Formação Contínua; Desempenho de Funções; Vectores de Desenvolvimento
Description
A preocupação com a formação contínua dos seus efetivos representa para a Força
Aérea um desafio permanente no domínio dos seus recursos humanos, pois constitui um
pilar fundamental, não só para o cumprimento das suas missões operacionais, como
também constitui uma mais valia no plano das motivações pessoais e do reconhecimento
profissional.
A Força Aérea como ramo altamente tecnológico ligada a sistemas de armas
desenvolvidos e complexos e a sistemas de transmissão e comunicações modernos,
necessita de desenvolver, também nesta vertente tecnológica, a formação contínua dos seus
elementos.
Mas a formação tem de ser vista numa perspetiva de conjunto, como um modelo
de formação integrado composto por vários vetores em que cada um representa o
desenvolvimento de competências numa área específica, mas que interagem uns com os
outros de forma harmoniosa e cujo desenvolvimento particular num determinado vetor de
formação representa uma contribuição para um melhor desempenho geral.
Desta forma foi analisada a formação contínua dos Sargentos do QP desde que
finalizaram o seu Curso de Formação de Sargentos até ingressarem no Curso de Promoção
a Sargento-Chefe. Este é um intervalo muito grande, de cerca de 20 anos, que interessa
investigar em termos de formação contínua. Foi restringido o âmbito do estudo a três
especialidades, aos MELECT, MELECA e MELIAV, que se encontram ligadas pela sua
origem científica comum que apresentam, mas cujos aspectos técnicos são muito
diferentes.
Dentro desta linha de ação pretendeu-se analisar as necessidades de formação para
garantir a aquisição de competências associadas ao desempenho das tarefas dos elementos
destas três especialidades nos diversos vectores de formação.
Para atingirmos o nosso objectivo recorreu-se ao método de investigação em
Ciências Sociais proposto pelo Instituto de Ensino Superior Militar (IESM). Este método
inicia-se com uma pergunta de partida, estando associadas outras, que dela derivam,
procurando-se dar as respostas através da formulação de hipóteses.
No campo da pesquisa foram principalmente utilizados inquéritos por questionário
aos elementos da categoria de sargentos das Unidades/Orgãos BA5, BA6, BA11 e CME.
Complementou-se essa pesquisa com a consulta a documentos e a diversos estudos
já efetuados e à realização de entrevistas.
Este trabalho de investigação permitiu identificar a existência de necessidades de
formação para garantir a aquisição de competências associadas ao desempenho das tarefas
realizadas.
Podem e devem ser criadas condições dentro da Força Aérea que permitam
ultrapassar as dificuldades identificadas.
Abstract: The concern with the continuous training of the Air Force staff represents a
permanent challenge in the field of human resources. It is a cornerstone, not only to fulfill
the operational missions, but it also constitutes an added value in terms of Personal
motivation and professional recognition.
The Air Force and high-technology industry of the weapons systems need to
develop the training of their elements due to the complexity of technology.
But training has to be seen in a whole, as a model of integrated training consisting
of several vectors. Each represents the development of expertise in a specific area, but all
interact with each other and all the specific training is a contribution to a better overall
performance.
Thus, we analyzed the continuous training of the QP Sergeants from their initial
training courses to the Master Sergeant Promotion Course. This is a very large range of
about 20 years, and consequently it matters in terms of research for this work. Three
specialties, MELECT, MELECA and MELIAV, were studied they linked by their common
origin but the technical aspects are very different.
Within this line of action, the training needed to ensure the accomplishment of the
duties of these three elements in the various aspects of specialty training was analised.
To achieve our goal, the method of research in social sciences proposed by the
Institute of Higher Military Education (IESM) was used.
This method begins with an initial question and then others which derive from it.
To these we try to give answers through the formulation of hypotheses.
The field research was made with a questionnaire to the sergeants
of Units BA5, BA6, BA11, and CME.
This research was complemented by the reviewing of documents and various
studies already conducted and with some interviews.
This research work has identified the existence of training needs to ensure the
acquisition of skills associated with the technical tasks.
The identified difficulties can and should be overcome by the PRTAF.