Author(s):
Barroso, Andreia
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/654
Origin: CiencIPCA
Subject(s): Capital humano; Índice de divulgação; Determinantes; Portugal
Description
Esta investigação empírica tem como objetivo principal analisar o nível de divulgação de
informação voluntária sobre o capital humano das empresas cotadas na Euronext Lisbon de 2008 a
2012, bem como identificar os seus fatores determinantes. Estudamos os relatórios anuais de
contas consolidadas recorrendo à técnica de análise de conteúdo, numa amostra composta por 46
empresas.
Para determinar o nível de divulgação de informação sobre o capital humano desenvolvemos um
índice de divulgação (IDVCH), composto por 45 indicadores, baseado no estudo de Silva et al.
(2012). Os dados recolhidos para a construção do índice foram codificados de forma binária: 0
para “não divulga” e 1 para “divulga”.
Os resultados obtidos apontam para um nível médio de divulgação de informação sobre o capital
humano de 0,46, verificando-se uma evolução positiva e estatisticamente significativa do IDVCH
durante os cincos anos. Os setores de atividade que apresentam maiores índices de divulgação são
o setor financeiro, o setor de telecomunicações e o setor público.
Identificámos através da análise univariada e multivariada que os fatores que influenciam
positivamente o nível de divulgação de informação sobre o capital humano são: a rendibilidade, a
dimensão do conselho de administração, a dispersão geográfica dos colaboradores, e a integração
da sociedade no índice PSI-20. Não se obteve significância estatística para se concluir sobre os
resultados das variáveis independentes: a dimensão da organização, o endividamento, o tipo de
auditor, o setor de atividade e a idade da organização. O modelo de regressão linear múltipla, (em
que considerámos o IDVCH como variável dependente), é explicado na ordem dos 40% pelas
variáveis independentes que analisámos.
A originalidade desta dissertação incide no facto de tratarmos isoladamente a componente do
capital humano, e de apurarmos quais os fatores que influenciam o seu nível de divulgação nas
empresas cotadas em Portugal.