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Medição do capital Intelectual – uma meta da Nova Economia

Author(s): Silva, Maria de Lurdes cv logo 1 ; Rodrigues, Ana Maria cv logo 2 ; Muñoz, María del Pilar cv logo 3

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/631

Origin: CiencIPCA

Subject(s): Capital Intelectual; Conhecimento; Modelos; Medição; Nova economia


Description
A informação e a comunicação provocaram a abertura a um mercado global, produziram e semearam conhecimento e os mercados evoluíram e incentivaram a competitividade e a inovação. As empresas mais competitivas são as que usam novas tecnologias de informação, as que apostam nos recursos humanos qualificados, as que evoluem na investigação e as que se centram na estratégia e nas ligações estratégicas. Estas empresas debatem-se com um novo activo que adquire cada vez mais importância e relevo no seu dia-a-dia, tornando-se, em algumas delas, o principal factor de produção. Segundo Stewart (1998, p.92) “o capitalismo intelectual necessita desesperadamente de uma linguagem prática, caso contrário cairá num charco de lodo verbal sem sentido“. O objectivo deste trabalho centra-se na análise de alguns dos métodos desenvolvidos para valorizar o activo já consagrado como o que mais contribui para o desenvolvimento empresarial e social: o capital intelectual.
Document Type Article
Language Portuguese
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