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O Conhecimento Organizacional nas empresas da Nova Economia – uma revisão da li...

Author(s): Silva, Maria de Lurdes cv logo 1 ; Rodrigues, Ana Maria cv logo 2 ; Muñoz, María del Pilar cv logo 3

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/630

Origin: CiencIPCA

Subject(s): Informação; Conhecimento; Inovação; Conhecimento tácito; Conhecimento explícito


Description
O conhecimento está intrisecamente associado à acção, ou seja, a práticas executadas tendo por base informação relevante e contextual. O conhecimento organizacional é obtido pelo desempenho na aplicação de experiências adquiridas, capacidades e habilidades individuais ou colectivas e knowhow técnico que conduz à inovação e à obtenção de rendimentos de forma sustentada. A inovação é um imperativo nas empresas de hoje e, sendo inovação sinónimo de utilidade, então a chave da competitividade das empresas é o conhecimento útil (Odriozola, 2000). O conhecimento é um activo organizacional, pois os processos, rotinas e cultura empresariais têm fixado em si conhecimento. As organizações são o local ou contexto onde se processa a interacção de diversos saberes, devendo as mesmas, incentivar a sua concretização e partilha para que a inovação e competitividade sejam conseguidas. Só assim conseguirão sobreviver numa nova economia onde o principal factor de produção é o conhecimento.
Document Type Article
Language Portuguese
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