Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Author(s): Cabeleira, Karina Alves cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9964

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Construtivismo; Pedagogia-em-participação; Experiências de aprendizagens integradas; Prática de ensino supervisionada


Description
O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa desenvolvida num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresentamos a contextualização da Prática de Ensino Supervisionada, caracterizando a instituição, a equipa educativa e o grupo de crianças com as quais trabalhamos. Abordamos aspetos pedagógicos relativamente ao funcionamento do grupo de crianças e descrevemos o espaço, os materiais pedagógicos, a organização do tempo e o desenvolvimento das interações estabelecidas. Apresentamos também as opções pedagógicas nas quais nos apoiamos para desenvolver a nossa ação educativa. Procuramos ainda descrever, analisar e interpretar as experiências de aprendizagens desenvolvidas com um grupo de crianças de 4 e 5 anos de idade. As atividades são de cariz socio-construtivista e passam por todas as áreas e domínios curriculares apresentados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Procuramos ao longo deste processo ver a criança como ser ativo na construção do seu conhecimento e do seu desenvolvimento. The present report forms a part of Supervised teaching Practice of the Master's degree in Preschool Education, and the main objective is to take a deep reflection on the educational activity developed in a kindergarten situated in urban context. We are going to introduce the contextualization the practice of Supervised teaching, where we will characterize the institution, the educational staff and also the group of children with whom we worked. We approached the pedagogical aspects in relation to the functioning of the classroom and we will describe the group-space, the teaching materials, the organization of working time and also the development of established interactions. We also present the educational options which we have had supported on to develop our educational action. We are also looking to describe, analyze and interpret the learning experiences we developed with a group of children aged between 4 and 5 years.The main activities consist of the socio-constructivism and undergo all areas and domains presented in the Curricular Guidelines for pre-school education. We seek, throughout this process, to watch the child as an active being in the construction of their own knowledge and development.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castanheira, Manuel Luís Pinto
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU