Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Autor(es): Fernandes, Filipe Manuel Ribeiro cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9927

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Prática de ensino supervisionada; Educação Musical; Música; Ensino Básico; Ensino Pré-escolar; Projetos


Descrição
Este Relatório de Estágio Profissional consiste numa síntese e reflexão sobre o percurso da minha Prática de Ensino Supervisionada no 3 º Ciclo do Ensino Básico e sobre a minha experiência profissional no 1 º e 2 º Ciclos do Ensino Básico, suportada a nível teórico e conceptual pela importância da formação contínua de professores, da motivação para se ser professor e na prática investigativa profissional do professor. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, foi tido em consideração o conjunto organizacional da própria escola, que procurei respeitar adaptando-me e aplicando um processo contínuo de atividades, proporcionando, aos alunos, novas e diversas aprendizagens, bem como a sistematização dos conhecimentos. Por vezes, o ensino da Música é entendido como mero espaço de entretenimento e, por isso, neste curto período, tentei desenvolver um processo experiêncial que permitiu a aquisição de determinadas competências artístico-musicais bem como outras, nomeadamente concentração, partilha, cooperação e comunicação.O trabalho aqui descrito desenvolve-se como um percurso à procura de melhorar a minha condição de professor. This report is a synthesis of Professional Practice and reflection on the route of my Supervised Teaching Practice in the 3rd cycle of basic education and about my professional experience in the 1st and 2nd cycle of basic education, supported the theoretical and conceptual level by importance of continuous training of teachers, the motivation to be a teacher and professional investigative practice teacher. During the Supervised Teaching Practice was taken of the organizational whole school, which tried to respect me adapting and applying a continuous process activities, providing new and different learning students as well as the systematization of knowledge. Sometimes the teaching of music is understood as mere entertainment space and so in this short period, I tried to develop an experiential process that allowed the acquisition of certain artistic and musical skills as well as others, notably concentration, sharing, cooperation and communication. The work described here develops as a journey seeking to improve the condition of my teacher.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cardoso, Mário Aníbal Gonçalves Rego
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia