Document details

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo ...

Author(s): Pereira, Andreia Daniela Fernandes cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9893

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Prática de ensino supervisionada; Educação Pré-Escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Pedagogia participativa; Experiências de aprendizagem


Description
O presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas. The present report refers to the educational activities conducted during the Supervised Teaching Practice in the context of Preschool Education and First Primary School. Both contexts are public institutions with two groups of children from three and six years of age, respectively. We present the context of the surrounding institutions as well as the characterization of each group also we explain a set of learning experiences selected in order to present an integrated view of the educational activity developed in the context referenced above. The pedagogical action was developed on a partnership between children, Childhood Educators and Cooperating Teachers always valuing a participatory action. The data collected about the groups of children were obtained through data collection instruments for registration of observation and dialogue with the educator/teacher. The work was the result of our academic training, our investigation, with the aim of promote meaningful learning in young children, based on active and participatory pedagogies. Also note the respect for the pace of the child in the process of teaching and learning and their ability to interact in the environment in which it operates, because they are the protagonists.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castanheira, Manuel Luís Pinto; Ribeiro, Maria do Céu
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU