Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Pereira, Tânia Filipa Alves cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9251

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Ciclo do Ensino Básico; Experiências de aprendizagem; Participação; Cooperação


Descrição
O relatório aqui presente foi realizado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionado, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática decorreu no ano letivo 2012/2013, em dois contextos distintos. Neste relatório apresento a caraterização das instituições, assim como, das turmas. Descrevem-se e analisam-se algumas das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Pretende-se com este documento expor, de forma sintética, as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. Salienta-se que, durante o decorrer dos estágios, as experiências de ensino e aprendizagem foram suportadas numa pedagogia ativa e participativa, na qual os alunos assumiram o papel de construtores da sua aprendizagem. Neste documento, adotou-se uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa sobre as experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas no âmbito do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Por fim, apresento as considerações finais acerca do percurso percorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, focando a sua importância e alguns aspetos que emergiram ao longo desta prática. The current report constitutes an integral part of curricular unit of the “Practise of Supervised Teaching” pertaining to the Master’s Degree in the First and Second Basic Schooling Degrees This practice resulted in the school year 2012/2013, in two different contexts. Within this report the institutions and classrooms are characterized. Teaching and learning experiences of the Basic Degrees are described and analyzed as well. It is this document’s purpose to describe and in summary form the teaching and learning experiences developed throughout the teaching internship period. It should be noted that these teaching and learning experiences were underpinned and supported by an active and participative teaching approach through which the actual students assumed an active role in developing their own learning process. In the present document a reflexive, investigative and problem-focused approach was adopted regarding the teaching and learning experiences developed and pertaining to the first and second degrees of basic education. The final considerations regarding the course of action traversed during the Practice of Supervised Teaching are presented with special focus on this practice’s importance and some relevant aspects which have emerged as a result of this experience.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia