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Responsabilbidade social empresarial das empresas cotadas pertencentes ao PSI...

Autor(es): Afonso, Sandra cv logo 1 ; Fernandes, Paula O. cv logo 2 ; Monte, Ana Paula cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/8903

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Responsabilidade social empresarial; Análise multivariada; Desempenho económico-financeiro.


Descrição
A presente investigação teve como objectivos principais: (1) analisar a adopção e divulgação das práticas de responsabilidade social e verificar a respectiva evolução positiva para o período entre 2005 a 2009; (2) verificar se o desempenho socialmente responsável contribui para o bom desempenho económico-financeiro; (3) analisar quais as dimensões da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que têm uma relação positiva sobre o desempenho económico-financeiro. Para tal utilizou-se uma amostra de 19 empresas portuguesas cotadas no Índice PSI 20, avaliadas no período de 2005 a 2009. Os resultados permitiram concluir que se registou uma evolução positiva na adopção e divulgação da RSE, que o desempenho social poderá ter uma influência positiva moderada sobre a rendibilidade das vendas, e que as dimensões da RSE-Gestão Responsável e Comunidades Locais e a rendibilidade das vendas registaram uma relação positiva. La presente investigación ha tenido como objetivos principales: (1) analizar la adopción y difusión de las prácticas de la Responsabilidad Social y constatar la evolución positiva para el período 2005 a 2009, (2) confirmar si el desempeño socialmente responsable, contribuye para el mejor desempeño económico y financiero, (3) examinar cuáles son las dimensiones de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) que tienen una relación positiva con el desempeño económico y financiero. Así, se utilizó una muestra de 19 empresas portuguesas que figuran en el índice PSI 20, evaluadas desde 2005 hasta 2009. De los resultados obtenidos se puede concluir que la adopción y difusión de la RSE registró una evolución positiva, que el desempeño social puede tener una influencia positiva moderada en la rentabilidad de las ventas, y que las dimensiones de la RSE - Gestión Responsable y Comunidades Locales y la rentabilidad de las ventas registraron una relación positiva.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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