Autor(es):
Moura, Sandra Cristina Mendo
; Brás, Manuel
; Anes, Eugénia
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/8422
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Satisfação profissional; Profissionais de enfermagem; Gestão
Descrição
Grande parte do tempo do dia é passado no local de trabalho. O sentir-se bem no seu espaço de trabalho é uma necessidade quase imperiosa, na medida em que esta satisfação apresenta uma ligação directa com o bem-estar do indivíduo nos restantes aspectos da sua vida. A satisfação profissional tem sido considerada uma variável importante porque, implícita ou explicitamente, é associada simultaneamente à produtividade e à realização pessoal dos indivíduos. Tratou-se de estudo descritivo, transversal e correlacional que recorrendo à vertente quantitativa do processo metodológico. Nesta investigação optou-se pela aplicação de um questionário anónimo e confidencial aplicado aos profissionais de enfermagem do ACES Trás-os-Montes I (Nordeste) dividido em duas partes: a primeira parte, contemplando variáveis de caracterização sociodemográfica, profissional, de formação, laboral e uma segunda parte constituída pela escala de Satisfação com o Trabalho de Ribeiro (2002).Nenhuma organização obtém sucesso, ou seja, cumpre os objectivos sem o esforço solidário de todos os trabalhadores, que mais do que nunca devem agir em equipa, na procura dos objectivos, e na melhoria do desempenho organizacional. Uma organização que tem funcionários satisfeitos tem outras vantagens: atrai os melhores, reduz a rotatividade do pessoal, aumenta a produtividade, reduz os custos, melhora a imagem perante a comunidade, ganha competitividade e vista como prestadora de cuidados de excelência.