Autor(es):
Pedro, Marta Cristina da Costa Ferreira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7976
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Ciclo do Ensino Básico; Experiências de aprendizagem; Participação; Cooperação
Descrição
O relatório que aqui se apresenta foi realizado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona, pertencente ao curso de Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido em duas instituições distintas, mas pertencentes ao mesmo Agrupamento de Escolas, sediadas no centro urbano da cidade de Bragança. Os grupos de alunos com quem se desenvolveu o trabalho, no que respeita ao 1.º Ciclo tinham idades compreendidas entre os nove e os dez anos e no que respeita ao 2.º ciclo, por sua vez tinham idades compreendidas entre os onze e os dezasseis anos.
Pretende-se com este documento explanar, em síntese, as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. Salienta-se que, durante o decorrer dos estágios, as atividades realizadas foram pensadas numa linha participativa e cooperativa, na qual se assumiram os alunos como coconstrutores da sua aprendizagem, sempre numa abordagem integrada e integradora das diferentes áreas disciplinares conforme os contextos educativos.
Neste documento, adotou-se uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa sobre as experiências de ensino aprendizagem desenvolvida no âmbito do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. This report was executed as an integral part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, belonging to the Master course in 1st and 2nd cycles of basic education. This practical work was performed in two distinct institutions belonging to the same School Grouping, headquartered in the urban centre of Bragança. The group of students with whom the work concerning the 1st cycle of basic education was performed had ages between 9 and 10 years old, and the group of students with whom the work concerning the 2nd cycle of basic education was performed had ages between 11 and 16 years old.
The main goal of this document is to briefly explain, the educational and learning experiences developed throughout this pedagogical internship. Stressed out is the fact that, during these internships, the activities performed were reasoned in a participative and cooperative line of thought, in which the students were the co-builders of their learning process. An integrated and integrator approach of the different disciplinary areas was maintained during this work according to the educational contexts.
The present document adopted a reflexive, problematizing and investigative posture on the educational and learning experiences established in the scope of 1st and 2nd cycles of basic education.