Autor(es):
Coelho, Licinda da Natividade Morgado
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7609
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Descrição
Este trabalho de investigação tem como principal objetivo a implementação de um
PLE (Personal Learning Environment), tendo por base de suporte uma plataforma de elearning,
a plataforma Edu2.0, (http://lucindamogadouro.edu20.org/) e algumas das
aplicações da Web2.0.
Neste sentido, optamos pela metodologia de projeto, implementado numa turma do
12º ano de um curso profissional de Técnico de Gestão e Equipamentos Informáticos, na
disciplina de Sistemas Digitais, do Agrupamento de Escolas de Mogadouro, por um
período aproximado de seis meses.
A recolha de informação baseou-se essencialmente na utilização de questionários,
observação direta e análise de registos eletrónicos da plataforma. Para o desenvolvimento
do projeto consideramos três fases: a primeira, corresponde ao estudo da problemática de
implementação do PLE; a segunda, diz respeito à implementação, criação e utilização dos
PLE e, por último, na terceira fase é feita uma avaliação dos PLE.
Os resultados obtidos sugerem que a constituição e utilização de um PLE, no que se
refere ao processo ensino aprendizagem como aprendizagem centrada no aluno, no
desenvolvimento de competências, motivação e trabalho autónomo, são, no geral,
positivos, verificando-se uma maior autonomia na aprendizagem, o que levou a uma maior
motivação e interesses pelas questões abordadas, quer na aprendizagem formal, quer na
aprendizagem informal.
A utilização de um PLE revelou-se uma forma de aprendizagem dinâmica e
motivadora, tendo contribuído para uma aprendizagem mais envolvente.This research has as main objective the implementation of a PLE (Personal
Learning Environment), based on a support platform for e-learning platform Edu2.0
(http://lucindamogadouro.edu20.org/) and some applications of Web2.0.
In this sense we chose the project methodology, implemented in a class of the 12th
year of a professional course of Technical Management and IT equipment, the discipline of
Digital Systems, the Group of Schools Mogadouro for a period of approximately six
months.
The data collection was based primarily on the use of questionnaires, direct
observation and analysis of electronic records platform for the development of the project
we consider three phases: the first corresponds to the study of problems of implementation
of PLE, the second concerns the implementation , creation and use of PLE and finally, the
third stage is an assessment of PLE.
The results suggest that the formation and use of a PLE, in relation to the learning
process and student-centered learning, skill development, motivation and self-employment,
are generally positive and there is a greater autonomy in learning , leading to increased
motivation and interest in issues addressed, either in formal learning or informal learning.
The use of a PLE, proved to be a form of dynamic learning and motivating learning
has contributed to a more engaging.