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Desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do conhecimento táti...

Autor(es): Quina, João do Nascimento cv logo 1 ; Camões, Miguel cv logo 2 ; Graça, A. cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6979

Origem: Biblioteca Digital do IPB


Descrição
1. Jogadores taticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no tempo e no local certos, sendo, também, capazes de transformar as decisões tomadas em ações eficazes. De acordo com esta perspetiva, a otimização do processo de ensino/treino requer o conhecimento, tão preciso quanto possível, não apenas da competência de jogo dos praticantes, mas também do que sabem acerca do “que fazer” (conhecimento declarativo) e do “como fazer” (conhecimento processual). 2. Para avaliar estes dois tipos de conhecimento foram desenvolvidos e validados vários instrumentos: apresentação de problemas táticos em vídeos, TV e computador; entrevistas conduzidas a partir de problemas táticos apresentados em quadros magnéticos; testes de escolha múltipla. 3. Todos têm demonstrado adequação para avaliar o conhecimento tático que os jogadores possuem do jogo. Todavia, o conceito de “avaliação alinhada” ao “impor” o alinhamento entre os objetivos, os conteúdos e o contexto de instrução, “impõe”, também, a necessidade de se continuarem a desenvolver e testar instrumentos novos e adaptados coerentes com os objetivos, os conteúdos e os contextos de aplicação. 4. Assim, e estando a competência tática e os princípios de jogo a ganhar relevância no ensino dos jogos desportivos, é objetivo do presente trabalho desenvolver e validar um instrumento de avaliação do conhecimento tático de jovens praticantes de futebol. O instrumento em análise consta de um teste de escolha múltipla estruturado em torno dos princípios fundamentais do jogo.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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