Autor(es):
Quina, João do Nascimento
; Camões, Miguel
; Graça, A.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6979
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Descrição
1. Jogadores taticamente competentes possuem conhecimentos para tomar decisões adequadas no
tempo e no local certos, sendo, também, capazes de transformar as decisões tomadas em ações
eficazes. De acordo com esta perspetiva, a otimização do processo de ensino/treino requer o
conhecimento, tão preciso quanto possível, não apenas da competência de jogo dos praticantes,
mas também do que sabem acerca do “que fazer” (conhecimento declarativo) e do “como fazer”
(conhecimento processual).
2. Para avaliar estes dois tipos de conhecimento foram desenvolvidos e validados vários
instrumentos: apresentação de problemas táticos em vídeos, TV e computador; entrevistas
conduzidas a partir de problemas táticos apresentados em quadros magnéticos; testes de escolha
múltipla.
3. Todos têm demonstrado adequação para avaliar o conhecimento tático que os jogadores possuem
do jogo. Todavia, o conceito de “avaliação alinhada” ao “impor” o alinhamento entre os objetivos,
os conteúdos e o contexto de instrução, “impõe”, também, a necessidade de se continuarem a
desenvolver e testar instrumentos novos e adaptados coerentes com os objetivos, os conteúdos e
os contextos de aplicação.
4. Assim, e estando a competência tática e os princípios de jogo a ganhar relevância no ensino dos
jogos desportivos, é objetivo do presente trabalho desenvolver e validar um instrumento de
avaliação do conhecimento tático de jovens praticantes de futebol. O instrumento em análise
consta de um teste de escolha múltipla estruturado em torno dos princípios fundamentais do jogo.