Detalhes do Documento

Quando cantar vem do coração: uma abordagem metodológica

Autor(es): Castro, Maria Isabel Ribeiro de cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6927

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Música; Canção; Metodologia do ensino da música; Cantar


Descrição
Autores como Helena Rodrigues (1997), David Hargreaves (1999), Edwin Gordon (2000), Jacques Chapuis (2001), Craig Peery (2002), Isabel Castro (2003, 2004), Graça Palheiros (2004), Don Campbell (2006) para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o papel e o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, em uníssono, o antropólogo Alan Merrian refere na sua obra The anthropology of music “There is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior” (1964:218) como a música. Neste artigo pretendo alertar para a importância e valor da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos formais e informais. Como refere Perry, ao citar Kuhmerker “ (...) a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura (...)” e ainda “(...) o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas” (cita Perry 2000: 482).
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia