Autor(es):
Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6927
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Música; Canção; Metodologia do ensino da música; Cantar
Descrição
Autores como Helena Rodrigues (1997), David Hargreaves (1999), Edwin Gordon (2000), Jacques Chapuis (2001), Craig Peery (2002), Isabel Castro (2003, 2004), Graça Palheiros (2004), Don Campbell (2006) para só referir alguns, são unânimes ao acentuarem o papel e o valor da música na vida das pessoas e das crianças em particular, em diferentes aspectos cognitivos e emocionais, quer no seio familiar, quer na escola. Reforçando este sentir, em uníssono, o antropólogo Alan Merrian refere na sua obra The anthropology of music “There is probably no other human cultural activty which is so all-pervasive and which reaches into, shapes, and often controls so much of human behavior” (1964:218) como a música. Neste artigo pretendo alertar para a importância e valor da música e, em particular, de cantar com e às crianças desde cedo, em diferentes ambientes e contextos formais e informais. Como refere Perry, ao citar Kuhmerker “ (...) a aprendizagem de canções facilita a adopção de um vocabulário de começo de leitura (...)” e ainda “(...) o ritmo e a fraseologia, tanto como as acções e as experiências cinestésicas associadas às canções, ajuda[r] as crianças a associar as palavras a uma variedade mais vasta de experiências linguísticas” (cita Perry 2000: 482).