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Contribuição do planejamento estratégico para o alcance de objetivos institucio...

Autor(es): Santana, Tatiane cv logo 1 ; Diniz, Francisco cv logo 2 ; Fernandes, António cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6751

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Planejamento Estratégico, Cultura organizacional, Universidade, Estado do Pará, Brasil.; Strategic Planning, Organizational Culture, University, Pará State, Brazil


Descrição
As universidades brasileiras para se adequarem às novas tendências e desafios que surgem, e manterem-se no mercado cada vez mais competitivo, vêm utilizando o planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão. Este artigo tem o objetivo de apresentar em que medida o planejamento estratégico realizado por universidades localizadas no Estado do Pará, contribui (positivamente ou negativamente) para a concretização dos objetivos institucionais. A pesquisa pode ser classificada como exploratória com características de estudo multicaso qualitativo, pois, buscou-se explicar as relações causais da contribuição do planejamento estratégico para o alcance dos objetivos institucionais. Foram entrevistados gestores pertencentes aos níveis estratégico e tático das instituições e a coleta de dados foi efetuada através de entrevistas, pesquisa documental e pesquisa por meio de questionários. A análise cruzada dos dados buscou obter explicações e relações de causa, bem como obter conclusões válidas a partir da confrontação com a teoria. Foi constatado na Universidade A que o processo de planejamento estratégico embora tenha realizado quase todas as etapas levantadas ainda não contribui positivamente para o alcance dos objetivos institucionais em virtude de pontos fracos identificados. Já o processo da Universidade B, mesmo com algumas ressalvas nas etapas, tem contribuído para o alcance dos objetivos institucionais.Brazilian universities are using strategic planning as a management tool to face new tendencies and challenges from the, increasingly, competitive market. To verify how strategic planning has been carried out by universities located in Pará State (Brazil) and, how this management tool is contributing (positively or negatively) to the achievement of institutional goals are the main objectives of this article. This research can be classified as exploratory with characteristics of a qualitative and multicase study. In fact, this study intent to explain a causal contribution from strategic planning to the institutional objectives achievement. Data collection was conducted through interviews (top and middle managers were interviewed), documental research and a survey through questionnaire. Cross-analysis of the data attempt to explain and found causal relationships and obtain valid conclusions from the confrontation with the theoretical framework. Results show that, although strategic planning process from the University A was almost complete, it contributes, negatively, to the achievement of institutional objectives due to the weaknesses identified. On the contrary, despite reservations about some steps of the strategic planning process, it was found that University B strategic planning process has contributed, positively, to the achievement of institutional objectives.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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