Author(s):
Correia, Teresa
; Carvalho, Cristina
; Dias, Tânia
; Ribeiro, Maria Isabel
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/6512
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Aleitamento materno; Escolaridade mãe; Licença de parto
Description
O aleitamento materno possui inúmeras vantagens, satisfaz as necessidades do bebe, promove a proximidade entre mãe e filho e fortalece o vinculo iniciado na gestação.
Objectivos: Investigar factores relacionados com o aleitamento materno.
Metodologia: Estudo epidemiológico transversal com 240 crianças entre os 2 e os 6 anos de idade residentes no Concelho de Bragança. Foram usadas como referência as curvas e as tabelas de percentis do IMC da Direcção Geral da Saúde3 para crianças de dois a vinte anos de idade. O processo de recolha de dados foi realizado pelos investigadores em colaboração com as Escolas, durante os meses de Março e Maio de 2010. As informações recolhidas foram analisadas com a metodologia estatística usual, após a sua informatização, recorrendo ao programa Statistical Package for Social Sciences.
Resultados/Conclusões: Das 240 crianças que participaram no estudo, mais de metade eram do sexo feminino 52,5% tendo uma média de 4,4 anos de idade (dp ±0,882). A percentagem de crianças que receberam aleitamento materno geral foi de 84,4% e destas cerca de 35% receberam aleitamento materno exclusivo. Os factores associados à amamentação foram: a escolaridade da mãe (p=0,007); a mãe trabalhar (p=0,003); o filho ter sido amamentado com leite artificial (p=0,000); a mãe ter optado pela licença de parto (p=0,002).
Estes resultados evidenciam a necessidade de melhorias ao nivel da saúde familiar, de forma a promover o aleitamento materno entre as mulheres, envolvendo os profissionais de saúde no sentido de uma crescente melhoria dos indicadores da amamentação.