Autor(es):
Gonçalves, Vitor
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/620
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Web semântica; E-learning; Agentes de software; Sistemas de agentes móveis; Metadados; Ontologias; Mapas de tópicos; Inferência
Descrição
A Web pode ser vista como uma mediateca de documentos à escala mundial. Constitui
actualmente o maior repositório de informação, disponibilizando conteúdos multimédia,
contudo a sua localização não é fácil, devido essencialmente ao facto da sua semântica ou
significado apenas poder ser capturada dentro do contexto e na perspectiva dos humanos.
Nos últimos anos, a comunidade científica internacional tem vindo a desenvolver
esforços significativos no sentido de melhorar a localização, recuperação e reutilização de
objectos de informação, inacessíveis e armazenados em servidores dispersos na Web profunda
ou invisível.
Os metadados e as ontologias, as metalinguagens e as ferramentas de anotação e de
criação de ontologias e mapas de tópicos, os agentes inteligentes e sistemas de agentes
móveis, entre outros avanços tecnológicos das Ciências da Computação e da Inteligência
Artificial no âmbito da Gestão da Informação e do Conhecimento e dos Sistemas Distribuídos
para a Web, constituem elementos essenciais para o desenvolvimento de soluções que a pouco
e pouco contribuirão para alterar a realidade da Web actual.
A iniciativa que mais se tem destacado é a Web Semântica, cujo principal objectivo é
a integração, o intercâmbio e a compreensão semântica da informação, tanto na óptica dos
humanos, como na óptica das máquinas, através da transformação da Web actual numa Web
de informação semântica que tem como particularidade descrever, interrelacionar e
compreender os conteúdos através de metadados, ontologias e agentes de software.
Neste contexto, a presente dissertação especifica uma arquitectura para um sistema de
recuperação de objectos de aprendizagem baseado nas tecnologias para a Web Semântica,
para o e-Learning e para os agentes de software, com o objectivo principal de resolver o
problema da descoberta de objectos de aprendizagem e de cursos de formação. De acordo
com essa arquitectura, foi também desenvolvido um protótipo experimental para a pesquisa
semântica de objectos de aprendizagem armazenados em sistemas de e-Learning, repositórios
de objectos de aprendizagem e noutros servidores Web de conteúdos educativos. The Web can be understood as a multimedia library of documents at world level. It
currently consists of the largest information repository which makes multimedia contents
available. However, their localization is not an easy task, mainly due to the fact that their
semantics or meaning can only be captured in their context and in accordance to human
perspective.
In the past years, the international scientific community has been carrying out
significant efforts with view to improving the localization, retrieval and reuse of information
objects, which may be inaccessible or stored in servers scattered around the deep Web or the
invisible Web.
Metadata and ontologies, metalanguages, annotation tools, tools for the creation of
ontologies and topic maps, intelligent agents and mobile agent systems, among other
technological developments of Computer Sciences and of Artificial Intelligence within the
scope of Information and Knowledge Management and Distributed Web Systems, are the key
elements for the development of solutions that will gradually lead to changing the present
Web reality.
The project that has been receiving more attention is the Semantic Web whose main
purpose is the integration, interchange and semantic understanding of information not only from
the viewpoint of humans, but also from the perspective of machines by means of the change of
the current Web into a Web of semantic data. This would then allow for the description,
interrelation and understanding of contents through metadata, ontologies and software agents.
In this context, the present thesis specifies the architecture for a retrieval system of
learning objects based on the technologies of the Semantic Web, e-Learning and software
agents, aiming to solve the problem of determining learning objects and training courses.
According to this architecture, we also developed an experimental prototype for the semantic
search of learning objects stored in e-Learning systems, learning object repositories and other
Web servers for educational contents. Le Web peut être vu comme une médiathèque de documents à l’échelle mondiale. Il
constitue actuellement le plus grand recueil d’information, mettant à notre disposition des contenus
multimédia ; toutefois, sa localisation n’est pas facile en raison essentiellement du fait que sa
sémantique ou son sens ne peuvent être saisis que dans le contexte et la perspective des humains.
Au cours des dernières années, la communauté scientifique internationale a développé
des efforts considérables dans le sens d’améliorer la localisation, la récupération et la
réutilisation d’objets d’information inaccessibles et emmagasinés dans des serveurs dispersés
dans le Web profond ou invisible.
Les métadonnées et les ontologies, les métalangages et les outils d’annotation et de
création d’ontologies et de cartes de topiques, les agents intelligents et les systèmes d’agents
mobiles, entre autres progrès technologiques des Sciences Informatiques et de l’Intelligence
Artificielle dans le cadre de la Gestion de l’Information et de la Connaissance et des Systèmes
Distribués pour le Web, constituent des éléments essentiels pour le développement de
solutions qui, peu à peu, contribueront pour altérer la réalité du Web actuel.
L’initiative qui s’est le plus fait remarquer est le Web Sémantique dont l’objectif
principal est l’intégration, l’échange et la compréhension sémantique de l’information, aussi
bien du point de vue des humains que du point de vue des machines, à travers la
transformation du Web actuel en un Web d’information sémantique qui a comme particularité
décrire, mettre en rapport et comprendre les contenus à travers des métadonnées, des
ontologies et des agents de software.
Dans ce contexte, la présente dissertation précise une architecture pour un système de
récupération d’objets d’apprentissage basé sur les technologies pour le Web Sémantique, pour
le e-Learning et pour les agents de software, ayant comme but principal résoudre le problème
de la découverte d’objets d’apprentissage et de cours de formation. Selon cette architecture,
un prototype expérimental a également été développé pour la recherche sémantique d’objets
d’apprentissage emmagasinés dans des systèmes de e-Learning, recueils d’objets
d’apprentissage et dans d’autres serveurs Web de contenus éducatifs.