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Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Reis, Luís Paulo Fernandes dos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/5859

Origem: Biblioteca Digital do IPB


Descrição
O presente Relatório Final foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Pretende reflectir o percurso formativo seguido pelo professor-estagiário, abordando os desafios, aprendizagens, experiências, dificuldades e êxitos ocorridos ao longo do quotidiano profissional experienciado. Este relatório divide-se em duas partes: na primeira parte é apresentada uma investigação sobre a Indisciplina em Contexto de Sala de Aula, realizada numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico, aquando da Prática de Ensino Supervisionada de Matemática. Com esta investigação pretendemos identificar os principais comportamentos de indisciplina na sala de aula bem como equacionar formas de os resolver ou minimizar. Com vista à verificação desta problemática foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 18 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos de idade, que frequentavam, no ano lectivo 2010/2011, o 5.º ano de escolaridade numa escola de Bragança, tendo-se percebido que são variadas e diversas as causas que promovem os seus comportamentos indisciplinados, com origem interna e externa ao ambiente escolar. Na segunda parte do presente trabalho apresentam-se Experiências de Ensino/Aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática, Ciências da Natureza e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas Experiências apresentam uma reflexão crítica sobre alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar os obstáculos. Ressalta, ainda, a importância da preparação científico-pedagógica do professor, a pertinência de entrelaçar a teoria e a prática, a capacidade de ponderar antes de agir, de corrigir quando se erra, de promover aprendizagens significativas para os alunos. Temos, pois, a certeza de que um ambiente escolar onde reinem estes pressupostos, apontará, seguramente, um caminho de sucesso escolar. This final report has been prepared as part of the area of study of the Supervised Course of Teaching Practice regarding the Master’s degree in Teaching in Primary School, 5th and 6th Grades, taken at the Superior Education School in Bragança. It intends to reflect the training course followed by the trainee, addressing the challenges, learning process, experiences, difficulties and successes that occurred during the daily professional experiences. This report is divided into two parts: the first part presents an investigation of Indiscipline in the Classroom Context, carried out in a class of 5th grade of Basic Education, during the Supervised Teaching Practice of Mathematics. With this research we intend to identify the major disruptive behaviors in the classroom as well as consider ways to solve or minimize them. In order to verify this problem it was developed and implemented a questionnaire to 18 students, aged between 10 and 11 years old, who attended in the academic year of 2010/2011, the 5th grade at a school in Bragança, and it was realized that there are varied and diverse causes that promote their misbehavior, with origins both internal and external to the school environment. The second part of this report presents Experiences of Teaching and Learning carried out during the Supervised Teaching Practice in the areas of Portuguese Language, History and Geography of Portugal, Mathematics, Nature’s Science and Primary School. These Experiences present a critical reflection on some moments of learning, highlightening the difficulties faced and the strategies used to overcome the obstacles. Also emphasizes the importance of the teacher’s scientific-pedagogical preparation, the relevance of intertwining theory and practice, the capacity to consider before acting and to correct mistakes, to promote meaningful learning experiences for the students. We doubtlessly believe that a school environment, where these assumptions prevail, provides, assuredly, a path of academic success.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mateus, Maria do Nascimento Esteves
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