Autor(es):
Gonçalves, Artur
; Ribeiro, A.C.
; Rodrigues, Bruno
; Cortez, José Paulo
; Nunes, Luís
; Feliciano, Manuel
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/5711
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Espaços verdes; Conforto térmico
Descrição
O presente estudo é parte integrante do Projecto POCI/AMB/59174/2004, que visa avaliar o impacte dos espaços verdes na qualidade do ambiente urbano. Uma das funções ambientais reconhecidas destes espaços é a sua capacidade de contribuir para a melhoria das condições de conforto térmico dos espaços exteriores, reforçando significativamente a qualidade do espaço público.
Para o presente estudo, que foi desenvolvido durante o mês de Julho de 2006, em Bragança, seleccionou-se um espaço no qual foi possível a avaliação de situações contrastantes, sendo aos participantes, num total de 12, sujeitos a quatro condições microclimáticas diferenciadas.
No período em que decorreu o estudo efectuaram-se medições das variáveis físicas que influenciam a percepção de conforto térmico. Para o efeito foi montado um dispositivo experimental com medição da temperatura do ar, temperatura do termómetro seco e húmido, radiação solar global, radiação reflectida, radiação emitida pela atmosfera, radiação terrestre e velocidade do vento.
Os resultados reflectem a dificuldade em aplicar os indicadores desenvolvidos por Fanger no estudo do conforto exterior. Os dados disponíveis sugerem a importância da radiação na percepção de conforto, a qual estará na origem dos elevados valores de PMV obtidos e de um estado diferenciado de conforto sentidos nos espaços à sombra, onde se registam percepções de conforto térmico contrastantes.