Detalhes do Documento

Como se formam as dunas?

Autor(es): Gonçalves, Adorinda cv logo 1 ; Velho, António cv logo 2 ; Pires, Delmina cv logo 3 ; Rodrigues, Maria José cv logo 4 ; Mafra, Paulo cv logo 5

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/5071

Origem: Biblioteca Digital do IPB


Descrição
O ensino experimental das ciências, em particular no 1º Ciclo do Ensino Básico, tem sido objecto de estudo de vários investigadores nas últimas décadas. Encontram-se vários indicadores que apontam que este tipo de ensino promove o desenvolvimento de competências muito importantes para o desenvolvimento integral da criança no sentido de uma maior autonomia e capacidade reflexiva, aspecto potenciado pelo espírito criativo e de descoberta que encontramos nestas idades. O 1º Ciclo do Ensino Básico coincide com um período na vida da criança onde o desenvolvimento de competências científicas é factor determinante para o seu sucesso em níveis escolares posteriores. As propostas que aqui se apresentam, pretendem divulgar duas actividades a serem realizadas numa aula do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma na área da geologia e outra na área da física. A simplicidade dos materiais utilizados, associada à facilidade de execução, tornam a realização dessas actividades bastante atractiva tanto para o aluno como para o professor. Pretende-se os com estas duas propostas estimular o Ensino Experimental nestas duas áreas do conhecimento, usando protocolos experimentais especialmente elaborados tendo em conta o desenvolvimento de competências científicas básicas e complexas em crianças do 1º ciclo.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia