Autor(es):
Lopes, Vítor P.
Data: 1997
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/499
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Aptidão física; Coordenação motora; Habilidades motoras; Programas
Descrição
O objectivo central desta investigação foi analisar a mudança ocorrida ao longo do
ano lectivo na aptidão física (AF), na coordenação (COOR) e nas habilidades motoras
de crianças em idade escolar, quando sujeitas a diferentes programas e a diferentes
frequências semanais de aulas de Educação Física (EF). Com um delineamento quasiexperimental,
o estudo consistiu na aplicação de dois programas de EF ao longo de um
ano escolar. Um elaborado a partir do programa oficial de EF do 1ª Ciclo do Ensino
Básico (1ºCEB) (Oficial), e o outro, um programa alternativo (Alternativo), orientado
pelo princípio de que a EF das crianças é educação desportiva, baseado nas habilidades
das seguintes modalidades desportivas: futebol, basquetebol, ginástica, atletismo e
andebol. Cada programa foi aplicado com duas frequências semanais (2 e 3 aulas). No
estudo participaram 5 turmas do 1ºCEB, num total 100 crianças de 9 anos de idade,
repartidas em 4 grupos experimentais e 1 grupo de controlo. Os grupos experimentais
foram sujeitos a uma de quatro condições, de acordo com os dois programas e as duas
frequências semanais de aulas (Alternativo 3h, Alternativo 2h, Oficial 3h, Oficial 2h). A
AF foi avaliada em três momentos (no início, a meio e no final do ano lectivo) através
da bateria de testes da AAHPERD Physical Best (AAHPERD, 1989): 9 minutos de
marcha/corrida, soma de duas pregas, flexões abdominais (sit-ups), elevações
modificadas na barra e flexibilidade (sit and reach). A COOR foi avaliada, também em
três momentos, de acordo com a bateria KTK (Schilling e Kiphard, 1974): equilíbrio à
rectaguarda, saltos laterais, saltos monopedais, transposição lateral. Uma vez que os
programas não possuíam objectivos de aprendizagem totalmente coincidentes, optou-se
por aplicar os testes de avaliação de habilidades motoras específicas de um programa
também no outro programa. As habilidades do futebol foram avaliadas de acordo com
uma bateria constituída pelos itens: passe com ressalto na parede, drible, toques de
sustentação. As habilidades do basquetebol foram avaliadas de acordo com a bateria de
testes da AAHPERD para rapazes e raparigas (AAHPERD, 1984). As habilidades do
andebol foram avaliadas de acordo com uma bateria constituída pelos itens: passe com
ressalto na parede e drible. No atletismo foi avaliada a velocidade de corrida numa
prova de 40 m, a distância no salto em comprimento, a distância de lançamento da bola
de ténis e a altura no salto em altura. Na ginástica foram avaliadas as seguintes
habilidades gímnicas: rolamento à frente engrupado, rolamento atrás engrupado, apoio
invertido de cabeça, roda, salto em extensão (eixo) no bock transversal (60 cm de
altura), em cada habilidade foram assinalados os erros de execução. Foi ainda avaliada a
velocidade de corrida com mudanças de direcção através do teste de corrida vaivém
com transporte de blocos da AAHPERD (1989) e o lançamento em precisão com um
teste de lançamento da bola de ténis a um alvo. A análise da mudança normativa foi
realizada através da DM MANOVA (Doubly Muiltivariate MANOVA). No estudo da
mudança diferencial foi feita a análise de tendências na mudança intra-grupo em grupos
extremos (rendimento inicial inferior ao percentil 25% - P25%) e rendimento inicial
superior ao percentil 75% - P75%) através da ANOVA de medidas repetidas. Para todos
os testes estatísticos foi considerada uma probabilidade de erro de p=0,05.
Os resultados da mudança normativa indicam que o desenvolvimento dos níveis
de expressão da AF, da COOR e das habilidades motoras foi mais elevado nos grupos
de crianças sujeitas a aulas de EF (grupos experimentais) do que no grupo de controlo.
Foram encontradas diferenças significativas entre os efeitos dos dois programas no
desenvolvimento dos níveis de expressão da AF, da COOR e da generalidade das
Resumo IX
habilidades motoras, tendo as crianças sujeitas ao programa alternativo obtido ganhos
superiores às crianças sujeitas ao programa oficial. Verificaram-se diferenças
significativas entre os efeitos das duas frequências semanais de aulas no
desenvolvimento dos níveis de expressão da AF e da COOR, tendo as crianças com 3
aulas semanais melhorado mais a sua prestação do que as crianças com 2 aulas
semanais. Na generalidade dos conjuntos de habilidades motoras não se verificaram
diferenças significativas entre as duas frequências semanais de aulas. Os resultados da
mudança diferencial (mudança em grupos extremos) não indicam mudança significativa
nos níveis de expressão da AF, das habilidades do atletismo e na corrida vaivém em
qualquer dos grupos extremos. Indicam mudança significativa nos níveis de expressão
das habilidades do andebol, do futebol e no lançamento em precisão em apenas alguns
dos grupos extremos. Indicam melhoria significativa dos níveis de expressão da COOR
e das habilidades da ginástica de todos os grupos extremos.
As principais conclusões são as seguintes: (1) Os grupos sujeitos a aulas de EF
(experimentais) obtiveram níveis de desenvolvimento mais elevados na AF, COOR e
habilidades motoras relativamente ao grupo de controlo. (2) O programa alternativo
teve efeitos superiores ao programa oficial no desenvolvimento dos níveis de expressão
da AF e COOR. (3) O programa alternativo induziu um desenvolvimento superior ao
programa oficial nos níveis de expressão da generalidade dos grupos de habilidades
motoras. (4) A frequência semanal de 3 aulas levou a um desenvolvimento superior dos
níveis de expressão da AF e COOR do que a frequência semanal de 2 horas, no entanto,
na generalidade dos grupos de habilidades motoras as duas frequências semanais de
aulas tiveram efeitos idênticos. (5) A estrutura didáctico-metodológica das aulas dos
dois programas não foi suficientemente eficaz para elevar os níveis de expressão da AF,
das habilidades do atletismo, das habilidades do basquetebol e da corrida vaivém com
transporte de blocos nos grupos extremos. Teve uma eficácia razoável no
desenvolvimento dos níveis de expressão das habilidades do andebol, do futebol e no
lançamento em precisão. Foi eficaz no desenvolvimento dos níveis de expressão da
COOR e das habilidades da ginástica. The main purpose of this research was to examine the impact of physical
education lessons (PE) on the development of physical fitness (PF) in 80 nine-year-old
children. The children received lessons from two programs with two weekly frequencies
(2 and 3 lessons a week) during one school year. One of the programs was based on the
official primary school curriculum of the Portuguese education system (official
program), and the other was an alternative program based primarily on sport (soccer,
basketball, handball, gymnastics and track and field) (alternative program). The
children were assigned to one of four conditions according to the two PE programs and
the two weekly frequencies of PE lessons (Alternative 3h, Alternative 2h, Official 3h
and Official 2h). Evaluation of PF was made according to the AAHPERD Physical Best
(1989) (9 minutes run/walk, sum of two skinfolds, sit-ups, pull-ups modified, and sit
and reach) at three stages: at the beginning (pre-test), in the middle (post-test) and at the
end of the school year (follow-test). Co-ordination (COOR) was assessed with the test
battery KTK (Körperkoordination Test für Kinder) (Schilling and Kiphard, 1974):
balancing backward, jumping sideways, hopping on one leg, shifting platforms, also at
the three stages. In each program specific motor skills were assessed for basketball
(speed spot shooting, passing and control dribble), soccer (passing, dribbling and
juggling), handball (passing, and dribbling), gymnastics (forward roll, backward roll,
cartwheel, handstand, extension vault), and track and field (40 meters speed run, long
jump, high jump, and throw), and also the skills ball throw for precision and shuttle run.
The skills evaluation was made at the beginning and at the end of each teaching unit.
The normative change was analysed by the DM MANOVA (Doubly Multivariate
MANOVA) with 2x2x3(or 2) factors (program x frequency x time) . The intra-group
change tendencies' analysis in extreme performance groups (initial performance less
than P25% and initial performance higher than P75%) was made with ANOVA
repeated measures. The probability error was fixed at p=0,05.
The normative change results indicate that the enhancement of PF, COOR and
motor skills' expression level was higher in children with PE lessons than in the control
group. Significant differences were found between the effects of the two programs in
the PF, COOR and in the majority of motor skills' expression level. The gain scores
were higher in the children with the alternative program than in the children with the
official program. Significant differences were found between the two week frequency
lesson effects in the PF and COOR expression level. The gain scores were higher in the
children with 3 PE lessons than in children with 2 PE lessons. There wasn’t any
significant difference found between the two week frequency lessons in the majority of
motor skills. The differential change (change in extreme groups) results don’t indicate
significant change in the PF, in track and field motor skills, in the shuttle run level in all
of the extreme groups. They indicated significant change in some of extreme groups in
soccer motor skills, handball motor skills, and in the throw-for-precision expression
level in all of the extreme groups. They indicated significant change in COOR and in
the gymnastics motor skills in all extreme groups.
The main conclusions are the following: (1) The gain scores of children with PE
lessons in the PF, COOR and motor skills were higher than the control group. (2) The
alternative program effects were higher than the official program effects in the PF and
COOR expression level. (3) The alternative program effects were higher than the
Abstract XI
official program effects in the majority of motor skills expression levels. (4) The 3 x
week frequency lessons had a higher impact in the PF and COOR expression level than
the 2 x week frequency lessons. In the most of motor skills no significant difference was
noted between the two weekly frequency lessons. (5) The didactic and methodological
conception and structure of the two programs PE lessons weren’t efficient enough to
augment the PF, track and field motor skills, basketball motor skills and shuttle run
expression level. There was a reasonable efficiency in the augmentation of the handball
motor skills, soccer motor skills and in the throw-for-precision. There was efficiency in
the augmentation of COOR and gymnastic motor skills.