Document details

Grufalões, cuquedos e outros Bichões... A criança e a ilustração do fantástico

Author(s): Teixeira, Carlos cv logo 1 ; Borges, Teresa cv logo 2

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4986

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Literatura Infantil; Leitura; Ilustração; Imaginário; Criança


Description
O poster tem por objectivo apresentar a vivência de um projecto que emergiu a partir de histórias contadas pela educadora, recontadas e ilustradas pelas crianças. O trabalho foi desenvolvido numa sala de um Jardim-de-infância da rede pública. O projecto desenvolveu-se a partir da leitura de obras literárias de potencial recepção infantil (Azevedo, 2006: 12). Seleccionaram-se obras que evidenciassem uma inequívoca preocupação estético-literária e que propiciassem às crianças uma visão múltipla e aberta do mundo e da vida (Cerrillo, 2001: 88). Foram percorridos diferentes caminhos de leitura. Em todos eles se privilegiou a ilustração, trabalhando com as crianças possibilidades de representação icónica do imaginário e dos estados anímicos. Efectivamente, os desenhos das crianças (tal como os seus textos) “constituem produções preciosas para o exame do imaginário infantil” (Macedo e Silva, 2009: 17). Nestes percursos, as crianças manifestaram a tendência para a corporização do imaginário pelo desenho, evidenciando a personificação/humanização quer do fantástico quer das entidades percepcionadas no mundo empírico. O projecto desenvolveu, pois, essa peculiar capacidade infantil de ver com um outro olhar – um olhar inaugural – e alargou a compreensão que cada criança vai construindo do mundo bem como a compreensão do seu ser-no-mundo, a partir da representação imagética.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU