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Tarefas na aula de Matemática: valorizando os processos dos alunos

Autor(es): Pires, Manuel Vara cv logo 1 ; Martins, Cristina cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/4772

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Tarefas matemáticas; Investigações matemáticas; Resolução de problemas


Descrição
Os alunos deverão ter a possibilidade de resolver tarefas de natureza mais aberta e investigativa, implicando explorar situações problemáticas, procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalizações ou pensar de maneira lógica, de forma a que possam desenvolver a capacidade de raciocinar matematicamente. A natureza das tarefas matemáticas tem sido um dos domínios de trabalho privilegiado no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos (PFCM). Nesta comunicação, pretendemos reflectir sobre processos associados à resolução de problemas, às investigações matemáticas, às explorações e aos exercícios, e apresentar opiniões de professores participantes no PFCM sobre a experimentação em sala de aula de tarefas de natureza mais aberta, destacando a relevância que assumem no trabalho matemático dos alunos e dos professores.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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