Document details

A experimentação do novo programa de Matemática do ensino básico: balanço e per...

Author(s): Pires, Manuel Vara cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4769

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Programa de Matemática; Ensino básico


Description
Ao longo deste ano lectivo, muitos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas trabalharam já, nos 1.º, 3.º, 5.º ou 7.º anos de escolaridade, o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB). Em Setembro de 2010, este programa vai ser generalizado e implementado em todas as escolas portuguesas. É, então, importante conhecer e discutir o que está a acontecer dando voz a alguns intervenientes no processo de experimentação. Assim, que balanço já se pode fazer da experimentação do PMEB? Estão a cumprir-se as expectativas iniciais? Que ganhos se têm notado nas aprendizagens matemáticas dos alunos? E nas práticas profissionais dos professores? Que leituras ou apropriações têm sido feitas pelos diversos sujeitos – professores, alunos, famílias – das (novas) orientações curriculares? Que dificuldades têm sido sentidas? Como têm sido ultrapassadas? Que sucessos há a registar? Como estender estes sucessos a outras escolas? Que modalidades de apoio e acompanhamento têm sido disponibilizadas pelas entidades oficiais? Têm sido úteis? Em que domínios se deve fazer um maior investimento?. O painel pretende debater e aprofundar estas ou outras questões, proporcionando um espaço de reflexão sobre a experimentação do novo PMEB para que as novas orientações curriculares possam, de facto, contribuir para a melhoria do nosso ensino e das aprendizagem matemáticas dos nossos alunos.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU