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Conexões na aula de Matemática, com Escher

Autor(es): Pires, Manuel Vara cv logo 1 ; Martins, Cristina cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/4767

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Conexões; Transformações geométricas; Arte


Descrição
Um dos objectivos gerais do novo programa de Matemática do ensino básico realça o estabelecimento de conexões entre os diferentes conceitos e relações matemáticos e também entre estes e situações não matemáticas, destacando-se a Geometria como um domínio temático muito rico e apropriado para a abordagem de conexões especialmente com a Arte. Particularmente, o trabalho de artistas, como M. C. Escher, tem constituído um contexto significativo de exploração de temas matemáticos como, por exemplo, as pavimentações e as transformações geométricas, cujo estudo é muito valorizado pelo novo programa desde o 1.º ciclo. Assim, nesta sessão prática, partindo e adaptando situações da obra de Escher, pretendemos trabalhar e discutir cadeias de tarefas que envolvam os conceitos de pavimentação e de reflexão, translação, reflexão deslizante ou rotação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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