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Novas tendências para o ensino da técnica de crol. Proposta metodológica

Autor(es): Conceição, A.T. cv logo 1 ; Louro, H. cv logo 2 ; Garrido, N. cv logo 3 ; Barbosa, Tiago M. cv logo 4 ; Costa, A.M. cv logo 5 ; Matos, T. cv logo 6 ; Silva, A.J. cv logo 7

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/3764

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Crol; Ensino; Modelo técnico; Modelo aprendizagem


Descrição
A técnica deve ser considerada como um acto motor no qual o objectivo é a produção de um determinado padrão de movimento, resultante de um processo de aprendizagem (1). Existem, como consequência, duas questões prévias que devem ser formuladas, antes da apresentação de qualquer programa de ensino/treino técnico: (i) qual o modelo técnico que se quer ver inscrito num determinado programa motor; (ii) qual a forma mais adequada de entender o processo de aprendizagem motora e desportiva, de forma a poderem ser inferidas as necessárias reflexões para a metodologia de ensino a aplicar. Com este artigo, procuramos: (i) enquadrar duma forma conceptual, quer o modelo biomecânico geral condicionante da velocidade de nado; quer o complexo sistema de investigação biomecânica nas técnicas alternadas sob a forma de princípios biomecânicos que deverão nortear a intervenção pedagógica ao nível do processo de ensino; (iii) operacionalizar estes princípios ao nível do processo de aprendizagem inicial e treino técnico da técnica de Crol.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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