Autor(es):
Afonso, Helena Umblina
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/3543
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Educação pré-escolar; Aprendizagens integradas; Participação ativa; Experiências de aprendizagem
Descrição
O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e integra como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos ao longo do presente ano letivo, num jardim de infância situado em contexto urbano.
Nesse sentido, procedemos, num primeiro ponto, à contextualização da prática educativa e explicitação das opções pedagógicas em que se apoiou.
Num segundo ponto, procuramos descrever, analisar e interpretar algumas das experiências de aprendizagem que desenvolvemos e que englobaram, de forma integrada, as diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Ao longo do processo educativo, procurámos mobilizar saberes que nos permitissem ajudar as crianças a construírem aprendizagens significativas do ponto de vista da sua aprendizagem e desenvolvimento. Tentámos sustentar esse processo em princípios pedagógicos de natureza participativa, valorizando o papel ativo que as crianças assumem o seu próprio processo de aprendizagem, o direito de serem respeitadas como seres capazes de tomada de decisões e o papel mediador que, nesse processo, o educador é solicitado a assumir.
Tomámos em consideração os interesses, necessidades formativas e ideias prévias do grupo, bem como os espaços e recursos disponíveis, quer ao nível da sala de atividades, quer da instituição e do contexto local, valorizando-os enquanto meios potencialmente facilitadores de aprendizagem e bem-estar das crianças.
Por último, procedemos a uma reflexão sobre a ação e formação em que nos envolvemos, no sentido de melhor poder compreender e repensar esses processos, em ordem ao desenvolvimento de respostas educativas de qualidade.
Em todo esse processo, foi fundamental procedermos ao alargamento de conhecimentos de natureza teórica e prática, com base na consulta de literatura científica e pedagógica no campo da educação de infância e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e em dados que, no decurso da prática profissional, nos foi possível recolher e analisar.