Document details

97 - Ver e viver a indisciplina na sala de aula

Author(s): Ribeiro, Maria do Céu cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/3268

Origin: Biblioteca Digital do IPB


Description
Tendo em conta as funções desempenhadas pela formação inicial e pela prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade do futuro professor procurámos, com este estudo: i) conhecer os currículos de formação, concretamente os currículos da Escola de Formação Inicial onde se centra o estudo, no que se relaciona com a temática da gestão de sala de aula e indisciplina; ii) identificar situações problemáticas vivenciadas pelos professores-estagiários; iii) identificar situações de intervenção individual ou colectiva que constituam tomadas de decisão face a um ou mais problemas disciplinar, em contexto. A metodologia utilizada insere-se no paradigma qualitativo. No presente estudo foram realizadas quinze entrevistas, onze a professores estagiários e quatro aos respectivos professores cooperantes. Visámos recolher dados dos estagiários, enquanto actores do processo educativo, e dos professores cooperantes na perspectiva de observadores das aulas leccionadas pelos professores – estagiários. A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Os dados analisados permitiram concluir que o professor-estagiário não recebe formação sobre gestão de sala de aula e indisciplina. O professor-estagiário constrói um bom clima de sala de aula, mas sente dificuldades na gestão de sala de aula, o que não verifica na resolução de problemas disciplinares porque o professor cooperante intervém, resolvendo-os.
Document Type Book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU