Detalhes do Documento

Simuladores de ritmos cardíacos. Sua importância no processo ensino-aprendizagem

Autor(es): Preto, Leonel cv logo 1 ; Barreira, Ilda cv logo 2 ; Silva, Fernanda cv logo 3 ; Graça, Andreia cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/2881

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Simuladores; Ritmos cardíacos; Simulação; Aprendizagem


Descrição
Neste trabalho damos a conhecer a potencialidade dos simuladores de ritmos cardíacos no processo de formação aprendizagem. Simuladores, ou caixas de ritmos, são programas de software nos quais situações clínicas são apresentados sob a forma de figuras, quadros, gráficos interactivos e traçados de ECG, permitindo ao utilizador melhorar conhecimentos, resolver casos clínicos simulados e avaliar as suas capacidades na resolução dos casos propostos. A formação de profissionais de saúde representa um campo ideal para o uso e desenvolvimento da simulação. Em consequência de limitações de vária ordem como a falta de oportunidades para a aprendizagem de uma técnica em contextos reais, insegurança do formando, entre outras razões, surge a necessidade de complementar o processo de ensino – aprendizagem recorrendo a práticas simuladas. Esta técnica de ensino possibilita o desenvolvimento de habilidades no planeamento, execução e avaliação dos cuidados, promove a interactividade e previne o erro em pacientes reais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia