Document details

Um sistema de pesquisa de conteúdos educativos para a Web semântica

Author(s): Gonçalves, Vitor cv logo 1 ; Carrapatoso, Eurico cv logo 2

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/2702

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Web semântica; Agentes; Metadados; Ontologias


Description
A primeira geração da Internet preocupou-se com a implementação da infra-estrutura tecnológica e dos serviços respectivos (o conteúdo educativo era disponibilizado através de páginas estáticas hipertexto e a interacção professor/aluno era estabelecida essencialmente através de correio electrónico, não havendo monitorização do percurso do aluno), a segunda incidiu na construção de aplicações Web (o conteúdo educativo passou também a ser disponibilizado através de páginas dinâmicas geradas a partir de base de dados; as tecnologias de comunicação - email, fóruns, chats, áudio e vídeo-conferência - integraram-se com as tecnologias de informação Web formando sistemas de e-Learning que incluem capacidades de acompanhamento dos alunos e de gestão dos conteúdos de aprendizagem) e, actualmente, a terceira avança rumo a uma Web mais inteligente – a Web Semântica (almejando num futuro próximo que os computadores, ou melhor, os agentes de software, sejam verdadeiros parceiros do processo de aprendizagem). Genericamente, o e-Learning preocupa-se, por um lado, com a comunicação entre o professor e o aluno (interacção social e intra-pessoal) e, por outro, com os conteúdos do curso (interacção com os recursos de aprendizagem). É esta última componente que interessa no âmbito deste poster. A Sociedade da Informação e do Conhecimento em que vivemos exige-nos uma contínua e rápida actualização dos conhecimentos para que possamos adaptar-nos e reagir às constantes mudanças profissionais e sociais. A interiorização do conceito de educação ao longo da vida tem vindo a impulsionar novas formas de auto-aprendizagem, tais como: a aprendizagem através de conteúdos Web dispersos localizados por motores de busca e a aprendizagem através de conteúdos disponibilizados por sistemas de e-Learning. No entanto, o crescimento da Web tornou cada vez mais problemática a descoberta e a recuperação desses objectos de aprendizagem. Neste sentido, sugere-se, ao nível dos recursos, o uso de metadados e ontologias OWL para a pesquisa de objectos de aprendizagem dispersos e, ao nível da representação do domínio de conhecimento, o uso de mapas de conceitos, descritos através da tecnologia XTM (XML Topic Maps), para apoiar a recuperação de objectos de aprendizagem organizados em cursos de e-Learning e, consequente, geração de planos de formação personalizados. Assim, esta proposta sugere uma arquitectura para um sistema de pesquisa de conteúdos de aprendizagem baseado em tecnologias de e-Learning, tecnologias da Web Semântica e tecnologias de Agentes (Voyager ORB Java).
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU