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O desenvolvimento de autonomia como factor de adaptação ao ensino superior

Autor(es): Preto, Leonel cv logo 1

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/2657

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Autonomia; Estudante; Ensino Superior; Adaptação


Descrição
Neste artigo reflectimos sobre o processo de transição e adaptação, por parte do estudante, ao ensino superior. Partimos da ideia chave de que a transição de um estado de maior dependência, que caracteriza a primeira e grande parte da segunda década de vida, para um estado de maior maturidade requer um processo de separação e individuação. Este processo, tumultuoso ao mesmo tempo que necessário, surpreende o aluno que transita para o ensino universitário, porque é característico da adolescência tardia e da jovem adultez. A teoria de Chickering, integrada numa perspectiva desenvolvimentista e psicossocial, contribui significativamente para a compreensão deste processo. Dos sete vectores descritos por este autor, destacamos o «desenvolvimento da autonomia» como influenciador do sucesso adaptativo ao ensino superior. Enfatiza-se, ainda, a importância de um maior envolvimento da escola, que pode ajudar o aluno ao longo do processo de formação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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