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Prática de actividade física em jovens alunos do ensino superior público do con...

Autor(es): Ribeiro, Maria Isabel cv logo 1 ; Fernandes, António cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/2556

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Actividade física; Género; IMC; Estudantes; Ensino superior público; Bragança


Descrição
Vários estudos epidemiológicos têm evidenciado a importância da actividade física comprovando a sua contribuição para uma vida saudável e o bem-estar do indivíduo. Esta investigação tem como objectivos analisar o tempo que os jovens alunos do ensino superior público do concelho de Bragança dedicam à prática de actividade física. Assim, usaram-se os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ao nível de significância de 5% para verificar se existem diferenças, estatisticamente, significativas no tempo despendido em actividades físicas tendo em conta factores como o género/classe etária e Índice de Massa Corporal (IMC), respectivamente. Para a prossecução destes objectivos, realizou-se um estudo transversal com base numa amostra estratificada e aleatória constituída por 348 alunos. Como instrumento de recolha dos dados foi utilizado o Questionário Internacional de Actividade Física (IPAQ) proposto pela Organização Mundial de Saúde (1998). Os resultados revelaram que, do total de inquiridos, 67,5% são do género feminino e têm, em média, 20,8 ± 1,4 anos de idade. Depois de categorizado IMC, verificou-se que 5,7% apresentaram baixo peso, 80,5% revelaram ter um peso normal e 12,2% mostraram ter excesso de peso ou obesidade. Para além disso, os resultados revelaram que os inquiridos disponibilizam, em média, 2 horas e 13 minutos por semana para a prática de actividades físicas leves ou moderadas. Já, na prática de actividades vigorosas, os estudantes despendem, em média, 1 hora e 8 minutos por semana. Os resultados da comparação do tempo dedicado à prática de exercício físico tendo em conta o género, a classe etária e o IMC revelaram que o género masculino despende mais tempo na execução de actividades vigorosas, enquanto, o género feminino emprega mais tempo na execução de actividades que exigem um esforço moderado. Por outro lado, verificou-se que o tempo dedicado quer a actividades moderadas, quer a actividades vigorosas é igual, independentemente, da classe etária e do IMC do inquirido.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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