Detalhes do Documento

Produtos locais: o consumo de mel no distrito de Bragança

Autor(es): Ribeiro, Maria Isabel cv logo 1 ; Fernandes, António cv logo 2 ; Matos, Alda cv logo 3 ; Cabo, Paula cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/2049

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Apicultura; Estudo de mercado; Mel; Perfil do consumidor; Beekeeping; Market research; Honey; Consumer’s profile


Descrição
Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor do mel e descrever os seus hábitos de consumo e compra do mel. Para isso, foi levado a cabo um estudo descritivo e transversal baseado num questionário que foi, posteriormente, aplicado a 172 indivíduos da população do Distrito de Bragança durante os meses de Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009. Os resultados da análise descritiva dos dados permitem fazer a caracterização da amostra e descrição dos hábitos de consumo e compra do mel. Em média, os inquiridos têm 39,9 anos e a maioria (58,1%) pertencem ao género feminino. Uma percentagem significativa dos respondentes é especialista ou técnico (31,4%), possui até 12 anos de escolaridade (52,9%) e reside em áreas urbanas (80,1%). O agregado familiar é, na sua maioria, constituído por 3 ou mais elementos (62,2%). A esmagadora maioria é consumidor de mel (94,8%), prefere o mel da região porque está mais disponível, é mais saboroso, tem qualidade e é de confiança (70,9%). Na maior parte dos casos, o mel é consumido quando combinado com outros alimentos (60,5%), o local preferido para a compra do mel é junto do produtor (51,7%) e o factor que mais pesa na decisão de compra deste produto é o paladar (52,3%). To determine the honey consumer’s profile and to describe purchase and consume habits are the objectives of this study. A cross-sectional survey was carried out in a probabilistic sample including 172 individuals of the Braganza region population during December 2008 and January 2009. The result of a descriptive statistics analysis allows to characterize the sample and to describe purchase and consumption habits. In average, respondents are 39,9 years old and most are female 58,1%. A significant percentage of the respondents are specialists or technicians (31,4%) and has 12 years schooling or less (52,9%), and it lives in the city (80,1%). Most families have 3 or more persons (62,2%). Most respondents are a regular honey consumer (94,8%). They prefer the national honey due to some factors, namely, the availability of the product, the organoleptic characteristics, the quality and food security (70,9%). The honey is, mainly, used when mixed with other foods (60,5%) The favorite place to purchase honey is near the producer (51,7%) and the most important factor in the purchase decision is the taste (52,3%).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia