Detalhes do Documento

Agentes tutor e estilos de aprendizagem em ambientes adaptativos

Autor(es): Alves, Paulo cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/1940

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): E-learning; Estilos de aprendizagem; Agentes pedagógicos; Agentes tutor


Descrição
O Processo de Bolonha que pretende mudar o paradigma educativo passando a estar centrado no aluno, é um dos maiores desafios que o ensino superior enfrenta actualmente. Deste modo, constatando-se que a maioria das plataformas de e-learning são usadas como simples repositórios de conteúdos, pretende-se, através de uma abordagem baseada em actividades de aprendizagem, incentivar a mudança do processo educativo. Neste artigo é focada a importância das actividades de aprendizagem e o papel dos agentes tutor no apoio ao aluno, adaptando o ambiente de aprendizagem, detectando dificuldades e dando sugestões de recursos que reforcem os conhecimentos. A adaptação é feita com base no estilo de aprendizagem do aluno, o seu ritmo e o nivel de colaboração no processo educativo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia